A cidade da Figueira da Foz tomou esta quarta-feira conhecimento do título conquistado por Ticha Penicheiro, uma filha da terra, que esta terça-feira se tornou na primeira portuguesa a ganhar a Liga Norte-americana de Basquetebol Profissional feminino (WNBA). João e Helena Penicheiro, pais de Ticha, exultaram com o feito alcançado pela atleta portuguesa.
«Falámos com Ticha, eram cerca das 05:00 de hoje. Estava radiante pela conquista do título. Um êxito muito especial que já perseguia há oito anos. Tinha falado com ela antes do jogo a desejar-lhe boa sorte. Achei-a um pouco tensa, mas optimista», afirmou à Agência Lusa João Penicheiro, também antigo basquetebolista, que, orgulhoso, salientou o «ano extraordinário» vivido pela filha que também se sagrou campeã de França esta temporada ao serviço do Valenciennes.
Ticha cresceu a jogar basquetebol na Figueira da Foz, onde ainda hoje é recordada com orgulho, tendo iniciado a sua actividade no Ginásio Figueirense. Há cerca de oito anos, partiu para os Estados Unidos onde, depois da formação universitária, ingressou na equipa da WNBA Sacramento Monarchs.
A jogadora portuguesa irá gozar agora um pequeno período de férias e depois viajará para a Rússia, onde vai participar no campeonato daquele país. A WNBA é uma competição de poucos meses e as jogadoras geralmente optam por jogar noutros campeonatos.