João Gomes, conhecido por Betinho, vai jogar em Espanha. O extremo, actualmente a representar a selecção portuguesa no Campeonato da Europa de basquetebol, assinou por três anos pelo Cantabria, da segunda Liga espanhola. Depois de ter estado às portas da NBA, Betinho deixa mesmo o Barreirense, mas para uma experiência na Europa.
«Depois de quatro ou cinco propostas concretas que chegaram ao Barreirense, acabámos por escolher o Cantábria. Foi uma proposta válida, sustentada e suportada, que cobriu a cláusula de rescisão», afirmou António Libório, vice-presidente do Barreirense, à agência Lusa.
«Foi a maior transferência do basquetebol português», assegurou o dirigente, que no entanto não revelou os números no negócio. O Barreirense, acrescenta, vai agora aplicar «parte significativa» da verba ganha com a transferência «em infra-estruturas desportivas, entre elas o arranque da construção de um novo pavilhão».
António Libório defende que o Cantábria (campeão da última fase regular da LEB) «é neste momento o melhor destino» para o jogador, considerando que numa equipa da principal liga espanhola (ACB) João Gomes veria as suas oportunidades reduzidas «a dois ou três minutos de jogo». «Foi uma decisão que também privilegiou a estabilidade emocional do atleta, que agora vai ter a cabeça limpa no Europeu», afirma.
João Gomes treinou este Verão em várias equipas da NBA, mas não foi escolhido no «draft». O atleta de origem cabo-verdiana integra nesta altura a selecção que se estreia hoje no Europeu frente à Espanha.