Os Golden State Warriors venceram no reduto dos Cleveland Cavaliers por 110-102 no jogo 3 da final e estão a uma vitória de revalidar o título da NBA, a liga norte-americana de basquetebol.

Uma exibição superior de Kevin Durant conduziu a equipa de Steve Kerr ao 3-0 na eliminatória. O número 35 dos Warriors findou com um recorde pessoal nos play-off: 43 pontos, 13 ressaltos e sete assistências.

O regresso de Andre Iguodala – estreia na final - foi importante na equipa de Oakland, sobretudo no trabalho defensivo, num jogo em que Stephen Curry ficou pelos 11 pontos.

Do outro lado, o quase sempre inevitável LeBron James foi o melhor, com um triplo-duplo: 33 pontos, 11 assistências e dez ressaltos. Contudo, o 23 voltou a não conseguir arrancar a equipa para o triunfo, que relançaria mais a final. Destaque, nos Cavs, para Rodney Hood, com 15 pontos e seis ressaltos em 25 minutos.

Os Warriors estiveram maior parte do tempo a perder: 29-28 ao fim do primeiro período, 58-52 ao intervalo, até recuperarem num terceiro período com parcial de 23-31.

No período final, a 49,8 segundos do fim, Durante silenciou o pavilhão com um lançamento triplo do ‘meio da rua, que praticamente decidiu o desfecho.

A final prossegue na sexta-feira, novamente em Cleveland, num encontro que pode dar o biampeonato aos Warriors, em caso de vitória.

Na história dos play-off da NBA, nunca uma equipa virou uma eliminatória após estar em desvantagem de 2-0.