Os Cleveland Cavaliers venceram em casa os campeões Golden State Warriors por 115-101 no jogo 6 da final da NBA e vão levar a decisão do título para o último encontro.

Um primeiro período arrasador (31-11), beneficiando também do pior quarto da época dos Warriors acabou por desequilibrar a balança a favor dos Cavaliers. Isso e um LeBron James de grande nível. A estrela dos Cleveland assinou um total de 41 pontos, 11 assistências, oito ressaltos e ainda quatro roubos de bola.

Além James, autor de 27 pontos na segunda parte, incluindo 18 consecutivos dos ‘Cavs’, entre o terceiro e o quarto períodos, destaque ainda para os 23 pontos de Kyrie Irving, decisivo na primeira parte e os 15 pontos e 16 ressaltos de Tristan Thompson.

Nos Warriors, Stephen Curry foi o melhor, com 30 pontos, mas acabou expulso depois de protestar e atirar contra o chão a proteção dos dentes quando viu ser-lhe assinalada a sexta falta.

Na história da NBA, a final vai para sétimo jogo pela 19.ª vez e primeira desde 2012/13, altura em que os Miami Heat, de LeBron James, bateram os San Antonio Spurs. Os ‘Cavs’ procuram tornar-se a primeira equipa a virar um 1-3.