O extremo dos LA Clippers Paul Pierce anunciou esta segunda-feira que vai terminar a carreira no final da próxima temporada, depois de quase duas décadas a atuar na NBA.

O jogador, que festeja o 39.º aniversário no próximo mês, prepara-se para cumprir a 19.ª época na NBA, a segunda nos Clippers, numa carreira em que se destaca a conquista do título em 2008, na altura ao serviço dos Boston Celtics.

«É desta. É a minha última temporada. Está na altura de me afastar do basquetebol. É uma decisão difícil, mas o mais importante é estar em paz comigo próprio. Ainda tenho mais uma temporada e mais uma oportunidade para voltar a ser campeão», afirmou Paulo Pierce aos jornalistas.

Depois de ter dado nas vistas na Universidade de Kansas, Pierce chegou à NBA em 1998, tendo sido recrutado pelos Boston Celtics, emblema que representou durante 15 épocas, até 2014.

Com Ray Allen e Kevin Garnett, o extremo formou o chamado big three que venceu o campeonato em 2008 e foi mesmo considerado o melhor jogador da final (MVP) frente aos Los Angeles Lakers.

Antes que ingressar nos Clippers, Pierce chegou a vestir as camisolas dos Brooklyn Nets e dos Washington Wizards.

O jogador de 38 anos, que é o segundo melhor marcador da história dos Celtics, foi 10 vezes escolhido para o jogo All-Star.