Impossível recuperar desvantagem de 14 pontos a 74 segundos do fim? Derrota consumada? Hipóteses de vitória nulas? Perguntas a que os Nevada, equipa de basquetebol dos Estados Unidos, responderam com um retumbante não, numa das reviravoltas mais impressionantes da história da modalidade.

Aconteceu na WisePies Arena, cidade de Albuquerque, estado do Novo México, em jogo dos campeonatos de basquetebol universitários dos Estados Unidos. A forma como os Nevada recuperaram da desvantagem e chegaram à vitória ante os New México tem contornos, no mínimo, históricos e, à partida, pouco prováveis.

Senão vejamos: os Wolf Pac, como é conhecida a equipa de Nevada, perdiam por 76-90 quando faltavam 74 segundos para o fim do jogo. Triplo atrás de triplo, num total de seis – e com alguns pontos adversários pelo meio – os Nevada empataram a partida a 94 pontos. Já no prolongamento, novo triplo consumou uma das reviravoltas mais vistosas no desporto-rei norte-americano. Nevada venceu os New México por 105-104.

Uma proeza acentuada com o facto de a equipa da casa ter tido 25 pontos de vantagem quando faltavam 11 minutos para o final do encontro. Para os Nevada, muito contribuiu a exibição de Jordan Caroline, com 45 pontos e 13 ressaltos.

Foi a oitava maior reviravolta numa segunda parte na história da NCAA (National Collegiate Athletic Association), órgão máximo responsável pelo desporto universitário nos Estados Unidos.

A reviravolta dos Nevada Wolf Pack: