O Beira Mar apresentou esta quinta-feira uma parceria com o Stellar Group, empresa britânica de agenciamento de jogadores, que deverá levar o clube a trilhar um novo rumo de desenvolvimento, tendo em vista, igualmente, a internacionalização de estratégias, para além de poder potenciar o sector de merchandising, até agora bastante subaproveitado. O acordo foi intermediado pelo empresário Nélio Lucas, representante do grupo em Portugal, e começa a ser praticado na próxima época.
Com influência vincada em Inglaterra, a empresa tem relações privilegiadas com Chelsea, Arsenal e Wolverhampton, para além de já ter alargado competências a África, Austrália e alguns países europeus. É, porém, a primeira vez que estabelece uma parceria nestes termos a nível mundial, pelo que o Beira Mar é também visto como uma ideia inovadora.
Para Mano Nunes, presidente do Beira Mar, «a parceria estratégica, estabelecida por dois anos, vai permitir ao clube uma projecção nacional e internacional», sendo que «o destaque vai para a qualidade do plantel do Beira-Mar, já na próxima época», dado que é interesse da Stellar colocar alguns dos seus jogadores em carteira no plantel, bem como tentar a transferência de actuais atletas para o estrangeiro. «Esta parceria, inovadora em Portugal, vai demonstrar que o futuro do Futebol, entre nós, tem que passar por equipas multidisciplinares e profissionais», salientou o líder aveirense, que já abordou, num passado recente, a possibilidade de o Beira Mar constituir uma SAD, onde os ingleses teriam uma palavra muito importante a dar.
Jonathan Barnett, presidente da Stellar, também se mostrou muito optimista na conferência de imprensa de apresentação do acordo. «A parceria estratégica consiste num esforço colectivo, tendente ao desenvolvimento desportivo e engrandecimento, sustentado, do Clube. O acordo, que vigorará, numa primeira fase, por um período de dois anos, visa, também, tornar o Beira-Mar num dos grandes do futebol português», abordou, passando a explicar os motivos que conduziram a esta nova experiência:
«A razão que levou à presente parceria, prende-se com o facto de o Beira-Mar ser o único que reúne todas as condições para a obtenção de êxitos, no curto e médio prazos, no entender do Stellar Group. Além disto, já existiam, através do representante do Stellar Group em Portugal, relações com o Beira-Mar, no âmbito da intermediação de jogadores. A presente parceria é pioneira, quer em Portugal quer no histórico da Stellar Group».
Esta parceria é, então, válida até à época 2005/06, baseando-se em quatro pontos de entendimento onde o grupo irá auxiliar exclusivamente o clube: transferências de jogadores e contratos; equipamento e logística de todas as equipas do Beira Mar; exploração dos direitos comerciais e merchandising.