SIGA O BEIRA MAR-SPORTING EM DIRECTO (19:15)

A última recordação de Aveiro do Sporting não será das mais felizes. A 27 de Outubro de 2006, quase há quatro anos, aquando da derradeira presença do Beira Mar na Liga antes do regresso esta época, a formação de Alvalade tropeçou no estádio da cidade dos moliceiros. Mas mais do que uma equipa, onde na altura pontificavam algumas caras bem conhecidas do universo leonino - Mário Jardel, Augusto Inácio... - , os sportinguistas foram travados por um jogador, tão feliz nessa célebre noite como logo esquecido e recentemente «reencontrado» ao serviço dos angolanos do Desportivo de Caála.

Alguém ainda se lembra de Buba? Um central camaronês poderoso mas desengonçado que fez a exibição da sua vida batendo inapelavelmente Ricardo por três vezes? Quando toda a gente centrava atenções no «Super Mário», foi um desconhecido defesa africano quem mais brilhou, obrigando os comandados de Paulo Bento a regressar a casa apenas com um ponto depois de terem tido o pássaro na mão por duas ocasiões.

Confira a classificação

A última vez que o Estádio Municipal de Aveiro recebeu a visita de um grande foi há três anos e meio, na parte final dessa temporada (2006/07) que culminaria com a descida dos auri-negros. Em Março, o Beira Mar fechava o ciclo com mais um empate (2-2), desta feita diante do Benfica. Apesar de os resultados não serem de desprezar, a verdade é que os aveirenses ainda não conseguiram vencer qualquer um dos crónicos candidatos ao título no estádio novo.

Leões da Europa ou do Campeonato?

O Sporting regressa às competições internas ainda sob o estrondo da goleada (5-0) imposta ao Levski de Sófia, a meio da semana, para a Liga Europa. Tem sido uma constante. O leão exibe-se a contento e consegue resultados nas competições além-fronteiras mas tem decepcionado a nível do consumo interno. Basta reparar na diferença pontual entre os de Alvalade e o adversário desta segunda-feira: apenas dois pontos. Mais parece um jogo entre dois «aflitos» na luta pela sobrevivência do que uma partida envolvendo um dos favoritos ao título.



A turma de Alvalade já desperdiçou mais de metade dos pontos em jogo até ao momento (fez 8 em 18 possíveis), está a 10 do líder F.C. Porto, e já se questiona se ainda terá condições para disputar o primeiro lugar. Do outro lado, o Beira Mar vai fazendo pela vida. Já esteve melhor mas a derrota, no último domingo, no Algarve, complicou um pouco as contas de uma equipa nascida para sofrer e que deverá andar assim, entre altos e baixos, durante toda a época.

Para este regresso de Paulo Sérgio a Aveiro, onde teve uma passagem conturbada em 2008, antes de rumar ao Paços de Ferreira, a ausência de Liedson, devido a uma contusão óssea no pé esquerdo, e o regresso de Jaime Valdés são as notas de destaque para o jogo. Sem o «levezinho», espera-se que não falte a Luz ao Sporting, como aconteceu no estádio onde vai jogar, numa rábula que obrigou a equipa de Leonardo Jardim a cancelar o treino de sexta-feira.

EQUIPAS PROVÁVEIS:

BEIRA MAR: Rego; Pedro Moreira, Kanu, Hugo e André Marques; Djamal; Rui Sampaio, Sérgio Oliveira e Renan; Wilson Eduardo e Ronny.

SPORTING: Rui Patrício; João Pereira, Carriço, Polga e Evaldo; André Santos e Maniche; Diogo Salomão, Matias Fernandez e Vukcevic; Postiga.