O Benfica celebra 110 anos nesta sexta-feira e inaugurou junto ao estádio da Luz uma nova estátua: depois de Eusébio, os encarnados homenageam agora o treinador Béla Guttmann.

O húngaro foi o responsável pelas duas Taças dos Campeões Europeus que o clube detém, conquistadas em 1960/61 e na época seguinte.

É precisamente uma estátua do húngaro com os dois troféus que o Benfica desvendou nesta sexta-feira e que ficará ao lado do memorial a Miklos Féher, compatriota de Guttmann.


Na base da estátua de Guttmann está uma das declarações mais famosas do técnico húngaro: «Só quem está cá dentro, no Benfica, é que pode saber o que é mística. Não há nenhum clube do Mundo com a mística igual à do Benfica.»

Presente na cerimónia, o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros da Hungria, Zsolt Németh, afirmou que «o Benfica já não precisa de esperar mais 50 anos para ganhar uma taça europeia», conforme diz a lenda da «Maldição de Guttmann».

O vice-presidente do clube, Rui Gomes da Silva, deixou porém claro que «não se trata de exorcizar nada nem ninguém», mas sim «uma homenagem devida há pelo menos 30 anos».