O presidente do Belenenses, Viana de Carvalho, diz que o clube «está na expectativa das decisões que a Liga vier a tomar» em relação à manutenção ou exclusão do Estrela Amadora no escalão principal do futebol português.
No final da última época, o Belenenses foi despromovido à Liga de Honra (foi 15.º) e espera agora que a Liga «cumpra as leis e regulamentos», diz o dirigente à Lusa, garantindo de resto que o clube está preparado. «Do nosso lado não há qualquer problemas, entregámos o processo de inscrição claro e completo no primeiro dia», afirma Viana de Carvalho.
O Belenenses aguarda que a Liga confirme se o clube da Amadora cumpre os requisitos obrigatórios, nomeadamente no que às dívidas à segurança social e jogadores diz respeito. Na qualidade de penúltimo classificado da época 2008/09 (o Estrela da Amadora foi 11.º), o Belenenses seria o primeiro beneficiado e subiria ao escalão principal para disputar a Liga Sagres 2009/10.
Em 2006/07, o clube de Belém regressou ao escalão principal por via semelhante na consequência da despromoção administrativa do Gil Vicente no âmbito do «Caso Mateus». A Liga deve anunciar na próxima terça-feira, dia 30, a lista de clubes que irão disputar a Liga Sagres e Liga Vitalis.
Recorde-se que na passada terça-feira, Joaquim Evangelista, presidente do Sindicato dos Jogadores, mostrou-se certo que o Estrela da Amadora não conseguiria reunir as condições necessárias para a inscrição na Liga e que seria «imoral» permitir ao clube da Reboleira a inscrição.