Rui Pedro Soares, através da empresa «Codecity Players Investment», apresentou uma proposta de aquisição da SAD do Belenenses, atual líder da II Liga. Segundo avança o «Jornal de Negócios Online», o empresário já controlava 46,93 por cento da SAD, mas agora lançou uma OPA (Oferta Pública de Aquisição) sobre o restante capital, embora o clube, no âmbito da nova lei para as SAD, tenha de ficar com, pelo menos, dez por cento.

«Torna-se pública a decisão de lançamento pela Codecity Sports Mangement de uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre o Belenenses», lê-se na oferta tornada pública esta quinta-feira. A oferta tornou-se obrigatória a partir do momento em que Rui Pedro Soares comprou os 46,93 por cento. O clube detém ainda quinze por cento, enquanto o empresário Joaquim Oliveira detém 32,5 por centos. Os restantes 6,5 por cento estão dispersos.

Assim, ao ter comprado os 46,93%, a 0,1 cêntimos por ação, Rui Pedro Soares gastou 469 euros e, agora, poderá ter de gastar mais 430 euros, se os restantes accionistas venderem na OPA e considerando os 5% do clube. Caso Joaquim Oliveira não pretenda vender, Rui Pedro Soares poderá ter de pagar apenas 115 euros pelas restantes acções, o que lhe dará uma percentagem perto dos 60%. Ainda assim, os direitos de voto do clube (15%) são, na sequência do acordo realizado,imputáveis à Codecity, o que já lhe dá 61,94% dos direitos de voto, mesmo sem a atual OPA.