Após a derrota com a União de Leiria (1-0), na 14.ª jornada da Liga portuguesa, o treinador do Belenenses, João Carlos Pereira, foi despedido. O presidente do clube, Viana de Carvalho, afirma que a decisão surgiu de «comum acordo» e que, considerando as dificuldades pelas quais a equipa passa, nem «o melhor treinador do Mundo daria a volta à situação».
A administração da SAD reuniu-se com o treinador durante a madrugada, já em Lisboa, depois do regresso de Leiria, e foi uma decisão de comum acordo. Entendemos que alguma coisa deveria ser feita e esta foi a primeira opção», afirmou o dirigente máximo do clube à agência Lusa: «Quando se tem meia equipa lesionada, só temos disponível outra meia equipa. Com este enquadramento tão difícil com um conjunto de situações que dificilmente se repetem noutro clube, nem o melhor treinador do Mundo daria a volta à situação.»
A SAD tentará encontrar um novo técnico para o clube até dia 28 de Dezembro, altura em que o plantel regressa de férias. Não divulgando a nacionalidade do novo responsável pela equipa de futebol, Viana de Carvalho revela que procura «um treinador que tenha capacidade para inverter a situação negativa», rejeitando voltar a chamar Rui Jorge: «É o nosso treinador dos juniores e queremos que continue. Não vai fazer de bombeiro. Se quisesse ter continuado à frente da equipa principal teria continuado. Foi vontade dele. Está a fazer uma boa época e não se coloca essa hipótese.»
O ano de 2009 termina com um conjunto de características que colocam o Belenenses numa situação complicada. O clube de Belém já leva seis derrotas na Liga, encontra-se na 14.ª posição, com 10 pontos, e, aconteça o que acontecer no jogo entre Leixões e Olhanense, ficará na zona de despromoção.