Uma semana depois do triunfo sobre o Farense para a 23.ª jornada da Liga, o Belenenses prepara agora a visita ao terreno do Rio Ave e Petit mostrou otimismo na antevisão ao duelo agendado para este domingo.

«Estou plenamente confiante de que eles [jogadores] vão dar mais uma boa resposta amanhã [domingo]. A equipa está muito mais madura. Acho que poderíamos ter muito mais pontos do que temos agora, mas faz parte do futebol. Do outro lado, as equipas também trabalham bem e têm boa qualidade de jogo. Isto é uma maratona de pontos e estamos prontos para mais uma batalha, para no final conquistarmos a ‘guerra’ [manutenção]», disse o treinador dos azuis, que abordou a época e o momento da sua equipa.

«Até ao dia de hoje, em termos de resultados, nunca tivemos séries negativas de jogos, conseguimos sempre reagir. Somos uma equipa que sabe o que faz dentro de campo e que se sente confortável com e sem bola. Temos um plantel curto, embora o foco esteja no que se trabalha diariamente, apesar de não termos as melhores condições, mas estes jogadores têm sido fantásticos, de uma determinação, vontade e querer enormes», realçou.

Petit teceu elogios aos setores intermédio e avançado da equipa de Vila do Conde. «Gosta muito de jogar em jogo interior e trabalha muito bem os pormenores, para depois acelerar e ter jogadores preparados para a velocidade. (...) Sabemos que é uma equipa que gosta de ter bola, de construir de trás, espera que a equipa adversária possa subir no terreno para depois soltar alguma pressão, fazer essa ligação e acelerar o jogo. Temos mais um treino, vamos analisar melhor e preparar bem a equipa para as dificuldades que vamos ter, para não sermos surpreendidos», apontou.

Para o treinador do Belenenses, o Rio Ave está um pouco diferente desde a chegada de Miguel Cardoso no final de janeiro e que isso se traduz na aposta em jogadores mais rápidos na frente, mas também no trabalho efetuado pelo trio do meio-campo, habitualmente composto por Pelé, Filipe Augusto e Francisco Geraldes.

«Jogam muito perto uns dos outros, em jogo interior, muito curto. O Carlos Mané está a baixar um pouco, poderá juntar-se muitas vezes às costas dos nossos médios. Temos visto onde o Rio Ave é mais forte e, nesse sentido, esses três jogadores [do meio campo], quando têm bola, têm de ser pressionados, para impedir que o Rio Ave seja forte nesse momento do jogo e servir o ataque», explicou.

Para o jogo deste domingo (15h30), o Belenenses não poderá contar com Rúben Lima e Cafú Phete (suspensos), nem com Nilton Varela e Eduardo Kau, que estão lesionados. Petit confirmou que irá adaptar Diogo Calila ao lado esquerdo da defesa para colmatar a ausência de Rúben Lima.