Inscrição do E. Amadora rejeitada, Belenenses fica na Liga

SAD da Reboleira não foi aceite pela LPFP

Por Redacção       30 de Junho de 2009 às 16:59
Inscrição do E. Amadora rejeitada, Belenenses fica na Liga
A inscrição do Estrela da Amadora na Liga foi rejeitada esta terça-feira pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), que convidou o Belenenses para ocupar o lugar vago no escalão principal. Em comunicado, a LPFP adianta ainda que as candidaturas do Leixões (I Liga) e Estoril Praia (Liga de Honra) foram aceites de forma condicionada.
A tentativa de inscrição de uma SAD, por parte do Estrela da Amadora, foi rejeitada pelo facto de não estar registada, uma lacuna que, para a Comissão Técnica de Estudos e Auditoria da Liga determina que a referida sociedade esteja «ferida de nulidade» e como tal «não goze de personalidade jurídica».
Essa era a fórmula pretendida pelo presidente do Estrela, António Oliveira, para contornar a incapacidade do clube em preencher os requisitos financeiros para as competições profissionais. Mas no comunicado da Comissão Executiva da Liga, pode ler-se que «nenhuma sociedade Estrela da Amadora, Futebol, SAD» se qualificou desportivamente na época desportiva 2008/09», pelo que apenas a candidatura do clube foi apreciada e rejeitada pela Comissão Técnica de Estudos e Auditorias.
Com a recusa da inscrição, o Estrela da Amadora fica impedido de disputar os campeonatos profissionais, devendo ser despromovido à II Divisão. O grande beneficiado desta decisão é o Belenenses, despromovido à Liga de Honra como 15.º classificado do campeonato, que vai ser convidado a ocupar o lugar do Estrela da Amadora, abrindo uma vaga no segundo escalão.
A esse respeito, a Liga vai inquirir o Boavista sobre a intenção anunciada pelos axadrezados de não participar nas competições profissionais.
Leixões e Estoril-Praia têm até ao final da próxima semana de apresentar as certidões do Fisco e da Segurança Social, que não constam do referido processo e estão, para já, impedidos de registar contratos de trabalho.
A candidatura do Vizela à Liga de Honra foi, entretanto, aprovada condicionalmente, dependendo de uma decisão favorável do Conselho de Justiça da FPF ao recurso apresentado pelo clube, punido pela Comissão Disciplinar com pena de despromoção por actos de corrupção.

TAGS:   Belenenses   E. Amadora   Liga   Inscrição  

PUBLICIDADE

Comentários
Maisfutebol de A a Z
Ver todos
X
Y
MAISFUTEBOL COPYRIGHT © 2013 IOL.PT