O presidente da SAD do Belenenses, Rui Pedro Soares, falou da Assembleia Geral da Liga que decorreu nesta sexta-feira no Porto e declarou-a como histórica.

O dirigente dos lisboetas abordou ainda o calendário natalício, para dizer que discorda de que se deve jogar nesta altura.

Aliás, Rui Pedro Soares começou a intervenção por aí mesmo. «Há coisas mais importantes do que o futebol, os portugueses gostam de viver esta quadra em família e  apelo a toda a gente nesta indústria para que não se volte a jogar nesta altura, porque pode haver quem pense que o futebolista ganha muito dinheiro e que, por isso, não tem de pensar o Natal em família», disse.

Rui Pedro Soares completou a argumentação de seguida: «Primeiro, se o ganham, é porque geram muito dinheiro. A indústria do futebol é uma indústria em que a maioria do dinheiro fica nos trabalhadores. Esta indústria é que está certa, não são as outras. Segundo, não há nada, muito menos dinheiro, que faça pensar que não se deve estar com a família nesta altura. Há uma coisa que ninguém pode negar, que são as crianças que ficam em casa sem os pais nesta altura. Somos diferentes dos ingleses, vivemos estas Festas em família, com os filhos, avós e netos. »

Depois, o presidente da SAD do Restelo afirmou que este é «um dia histórico para o futebol português» após a AG da Liga.

Rui Pedro Soares declarou: «Durante anos, os três grandes reuniram sozinhos e depois partilhavam connosco. Nunca consideraram estranho reunirem-se sozinhos. Nós sempre o considerámos. É um apelo que faço a todas as forças, dentro do futebol e fora: não pensem que quando estão a falar com três clubes estão a falar com o futebol português todo. Não estão!»

Questionado se tinha havido coação dos grandes, o líder belenense rejeitou essa ideia e pediu tempo em relação à posição a tomar por Sporting e FC Porto.

Os presidentes dos dois clubes deixaram a reunião, mas Rui Pedro Soares quer esperar «para ver o que os próximos dias vão trazer» e acrescentou: «Pinto da Costa saiu, mas o FC Porto manteve-se representado, o Sporting, de facto, não. O Sporting faz falta, tem estado bem em todos estes processos. Nem imaginam há quantos anos conheço o presidente do Sporting e por isso desejo que dentro em breve estejamos todos juntos a trabalhar. »