O Benfica apresentou esta quarta-feira a nova estrutura do departamento médico do clube que vai continuar a ser liderada pelo médico João Paulo Almeida mas, agora, com funções bem mais dilatadas, passando a coordenar todo o departamento clínico incluindo, além do futebol profissional, no Seixal, as modalidades, no Estádio da Luz, e ainda as escolas dos Pupilos do Exército.
Uma reestruturação que pretende dar melhor resposta às solicitações dos cerca de 2.200 atletas que estão ligados ao Benfica e que conta com um médico coordenador, João Paulo Almeida, à frente de uma vasta equipa de médicos, enfermeiros, massagistas, psicólogos, um Laboratório de Controlo de Treino e uma dietista.
No departamento de futebol, no Seixal, vão trabalhar com a equipa principal, além de João Paulo Almeida, o Dr. António Martins (ortopedista), Dr. Bento Leitão (apoio à formação), Vítor Amaral e Rui Martins. Da equipa anterior mantêm-se também em funções o enfermeiro Rodolfo Moura e os fisioterapeutas Paulo Rebelo e Carlos Costa.
A equipa principal vai ainda contar com o apoio directo de psicólogos. «É uma das valências em que o rendimento desportivo poderá ser melhorado. Por exemplo, há jogadores que têm boas prestações noutros clubes e entre nós não o conseguem fazer por razões mais emocionais e psicológicas», explicou João Paulo Almeida.
Outra novidade é a introdução de uma dietista, a Drª Inês Fernandes, que irá elaborar, juntamente com os cozinheiros, as dietas dos jogadores enquanto estiverem em competição
O Benfica vai ainda contar, na sua estrutura global, com um apoio de luta contra o doping que já começou a funcionar há três meses com um inquérito, feito a todos os atletas do clube, sobre o tipo de medicamentos e suplementos que, eventualmente, possam tomar.
O presidente Luís Filipe Vieira manifestou-se mais preocupado com a relação entre o departamento médico e a comunicação social qualificando o que se passou no passado como «uma vergonha». «O que se passou com o departamento médico foi uma vergonha. Este departamento tem grandes profissionais. O Benfica é que dita as regras e não é obrigado a falar quando os jornais querem. O departamento médico falará apenas e só por comunicados. Quem tentar achincalhar os nossos profissionais vai ter o mesmo tratamento da nossa parte. É o respeito pelo respeito», referiu o dirigente.
Organigrama do departamento médico
Médico coordenador: Dr. João Paulo Almeida.
Médicos: Dr. António Martins (ortopedista), Dr. José Bento Leitão, Dr. Vítor Amaral e Dr. Rui Martins (ortopedista).
Enfermeiros: Rodolfo Moura e Duarte Pinto.
Fisioterapeutas e massagistas: Paulo Rebelo, Carlos Costa, António Fernandes, Carlos Banza, Hugo Pateiro e José Migueis.
Psicólogos: Dr. Pedro Almeida, Drª. Ana Ramires e Dr. Jorge Martins.
Laboratório Controlo do Treino: Bruno Mendes (fisiologista), Ricardo Tavares (fisiologista) e Pedro António (fisiologista).
Dietista: Inês Fernandes.