O Benfica apresentou esta quinta-feira Yu Dabao, jovem internacional chinês, de 18 anos, que, para já, vai integrar a equipa de juniores, mas que é apontado como uma aposta para o futuro próximo da equipa profissional. António Carraça, responsável pelo departamento de formação dos encarnados, referiu-se ao jogador como uma «jóia» que vai dar muitas alegrias aos benfiquistas.
Um avançado que o clube da Luz acompanha de perto desde há dois anos, desde o Campeonato do Mundo de sub-17. Yu Dabao já tinha estado no Benfica o ano passado, num curto estágio de duas semanas, mas agora veio para ficar. Numa primeira etapa, até Maio, o jovem jogador vai procurar adaptar-se rapidamente ao futebol europeu para depois dar início a um vínculo de três anos. «Da última vez que estive cá, adaptei-me muito bem, agora, com um tempo mais longo, espero não ter problemas», contou Dabao.
António Carraça revelou que o jogador também já tinha sido contactado por outros clubes europeus, mas «pesou o relacionamento privilegiado que o Benfica desenvolveu com dirigentes chineses» no decorrer da recente viagem de Luís Filipe Vieira à China. «É um jogador extremamente talentoso que irá melhorar a qualidade da nossa equipa júnior e, por outro lado, é um jogador que contamos que possa ser valorizado e potenciado no plantel profissional. É uma aposta clara de futuro. É um avançado possante, tecnicamente evoluído que pode dar muitas alegrias aos benfiquistas», destacou António Carraça.
Dabao em chinês quer dizer ¿grande tesouro¿, o que levou António Carraça a dizer que «encontrámos aqui uma jóia, ainda mais sendo o primeiro chinês do futebol português e o primeiro jogador asiático no Benfica». O avançado promete uma adaptação célere e vai aplicar todo o seu «esforço» para chegar à equipa principal. «Sou um jogador com muito boa técnica e como o futebol português vive muito da técnica, penso que vou adaptar-me bem a este estilo», referiu o jovem avançado. Yu Dabao já conhece o Benfica e o Sporting, como «equipas fortes nos jogos da Europa» e olha para Rui Costa como um «ídolo».
Yu Dabao pode estrear-se já no próximo sábado, frente ao Portimonense, pela equipa de juniores, e António Carraça espera que o avançado comece desde já «a mostrar todas as suas capacidades e marque muitos golos», até porque, caso venha a vingar, o Benfica terá de desembolsar 400 mil euros para o assegurar para os próximos três anos.
«O Benfica, neste momento, ainda não fez qualquer investimento no jogador. Existe uma promessa de contrato para as próximas três épocas, o que quer dizer que esta temporada o jogador vai poder mostrar o seu potencial e a adaptação ao futebol português», destacou Carraça desvalorizando o eventual investimento. «Neste negócio global, os jogadores não são padronizados pela idade. Há jogadores de 16, 17 ou 18 anos transferidos para grandes clubes por somas muito elevadas numa lógica clara de investimento», acrescentou o dirigente.