O Benfica vai seguir as pisadas do Sporting e do F.C. Porto e colocar um ponto final no percurso da equipa B. Uma decisão que já foi tomada pelo Conselho de Administração da SAD que, em conjunto com o departamento de formação, procura agora uma solução alternativa para que os jogadores possam continuar em competição na próxima época.
A decisão foi tomada de forma repentina na passada sexta-feira, de tal forma que ainda não chegou aos ouvidos da equipa técnica liderada por João Santos que prossegue com o plano que estava delineado para o final da temporada. «Fiquei surpreendido com o que li nos jornais, mas ninguém me disse nada. Tivemos um jogo particular no domingo, ainda estamos a treinar, estamos a preparar outro jogo para o próximo domingo. Já tinha ouvido falar nessa possibilidade, mas a nível oficial ninguém falou comigo», comentou o treinador.
António Carraça, gestor da área de formação do Benfica, não confirma a extinção da equipa B e remete a questão para o Conselho de Administração, mas o Maisfutebol sabe que alguns jogadores já foram informados das intenções da SAD.
O Benfica B terminou a última temporada no 12º lugar da Série D da II Divisão, com 41 pontos, e estavam já a ser feitos os preparativos para a próxima temporada, nomeadamente a inscrição da equipa nos serviços da federação (FPF) e a contratação de alguns jovens jogadores. A inscrição na FPF poderá, agora, custar caro à SAD encarnada que está sujeita a sanções pecuniárias em caso de desistência.
Os argumentos que levaram à extinção da equipa B serão, à partida, os mesmos que levaram o Sporting, há dois anos, e o F.C. Porto, há duas semanas, a tomar decisões idênticas: o constante adiamento da alteração dos quadros competitivos e dos regulamentos que possibilitariam a subida das equipas B aos escalões de futebol profissional. A reforma da II Divisão B e da III Divisão que está a decorrer também não prevê espaço para as equipas B que, a partir de 2007/08, poderão ficar sem espaço para competir.
O Benfica poderá, agora, recuperar o projecto de colaboração com o Alverca que já foi clube-satélite do Benfica nos tempos em que Luís Filipe Vieira era ainda presidente do clube ribatejano. O Alverca está sem futebol sénior desde o defeso da época passada, altura em que a equipa principal foi extinta devido à grave crise financeira que o clube passou. Um compromisso com o Benfica é uma ideia antiga, mas que agradaria à actual direcção do Alverca.
«É uma hipótese que o Alverca veria com bons olhos, mas a iniciativa tem de partir do Benfica. Já ouvi falar nessa possibilidade, mas a nível oficial ainda não houve contactos nesse sentido», contou António Manuel Fernandes, presidente do Alverca, ao Maisfutebol. Coincidência ou não, equipa B do Benfica passou a jogar no Complexo Desportivo de Alverca desde o início do presente ano, na sequência das más condições que tinha no campo do Odivelas.