Claudio Correa juntou-se nesta quinta-feira à equipa B do Benfica. O jovem paraguaio foi um dos destaques da seleção sub-20 que falhou a qualificação para os Jogos Olímpicos. Mas destaque pela negativa. No último encontro que disputou, viu um cartão vermelho por agressão a um árbitro assistente e foi suspenso um ano de todas as competições internacionais.

O Paraguai precisava de vencer para passar à fase seguinte, mas depois de ter ganho uma vantagem de 3-1, deixou-se empatar. Correa não se conteve, foi contestar junto do trio de arbitragem e a Conmebol, o equivalente à UEFA na América do Sul, aplicou-lhe um castigo pesado.

Nas imagens, não se vê de forma clara uma agressão de Correa, que, de acordo com os relatórios da altura, terá usado linguagem imprópria para com a equipa de arbitragem liderada pelo chileno Jorge Osorio. Aliás, a polícia chegou mesmo a intervir para pôr cobro aos protestos paraguaios.

A sanção que a Conmebol aplicou foi um ano de suspensão de toda a atividade internacional, por seleção ou clubes. O encontro realizou-se em janeiro de 2011, a suspensão foi conhecida em março do mesmo ano. Depois disso, esteve castigado quatro jogos por agressão numa partida do Rubio Ñu.

Ora veja a confusão no Colômbia-Paraguai de sub-20: