O Benfica emitiu um comunicado que promete «tratar com o respeito e fair play merecidos» o F.C. Porto no clássico de domingo mas confirma que os adeptos dos «dragões» serão impedidos de entrar com bandeiras ou outros adereços.

A tomada de posição surge depois de o F.C. Porto ter denunciado a situação, também no seu site oficial.

O comunicado do Benfica

«O Sport Lisboa e Benfica face a algumas posições públicas assumidas nas últimas horas vem esclarecer que não quer alimentar nenhum tipo de polémica em relação ao jogo do próximo domingo, contra o FC Porto.

O Sport Lisboa e Benfica vai tratar com o respeito e o fair-play merecidos a instituição, os dirigentes e adeptos do FC Porto. Nesse sentido ¿ e ao contrário do que sucede em outros campos - não vai omitir o nome do FC Porto, nem deixar de hastear a sua bandeira

(...)

Em relação aos adeptos, e para informação dos mais distraídos, limita-se o Sport Lisboa e Benfica a aplicar ¿ e dentro do quadro legal vigente ¿ o princípio da reciprocidade. Os nossos sócios e adeptos nas deslocações ao Estádio do Dragão têm sido sistematicamente impedidos de entrar com bandeiras do Benfica ou quaisquer outro tipo de adereços, ao contrário do que sucede em todos os restantes estádios nacionais e estrangeiros.

Esta decisão foi devidamente ponderada e é irreversível

(...).»