Yu Dabao, avançado chinês que chegou ao Benfica na época passada, já dá nas vistas, pelo menos nos treinos. O atacante foi um dos três juniores chamados por Fernando Santos para fazer a pré-temporada com o plantel principal. Esta sexta-feira, foi o mais concretizador no treino, com quatro golos apontados, mas avisa que «nos treinos é mais fácil».
Dabao deixa vincada a ideia de que está determinado a ficar na equipa principal e deixa elogios a Simão e Nuno Gomes. «Ensinam-me muito», apontou, acrescentando que essa é uma das razões por que quer ficar. Se não ficar, espera ir para um clube da I Liga: «Tenho de treinar. Espero que o treinador me deixe ficar porque é esse o meu objectivo. Se o treinador me deixar ficar quero ser o avançado que ele procura. Estou contente. Está a ser bom. Golos? Nos treinos é mais fácil. Agora só devo pensar em treinar bem. Se não puder ficar, espero ir para outro clube da I Liga.»
Um dos assuntos do dia é a vontade de um grupo empresarial chinês adquirir o Benfica. Disso Dabao, cujo nome significa grande tesouro, nada sabe e até desvaloriza: «Não tenho de pensar o que quer que seja sobre isso. Não é essa a minha função.»
O avançado, de 19 anos, admite sentir algumas dificuldades em expressar-se com os colegas, uma vez que sabe poucas palavras em português e o inglês sai a custo. No entanto, Dabao não se acanha perante a barreira linguística e só pensa em afirmar-se no futebol luso.