Nené foi o grande herói na vitória do Benfica sobre o F.C. Porto (3-1) na final da Taça de Portugal de 1981. O avançado era alvo de forte contestação de um grupo de adeptos da Luz, que o brindava frequentemente com críticas e assobios, mas nessa tarde de 6 de Junho fez definitivamente as pazes com a massa associativa com um «hat-trick» «inesquecível» que proporcionou a conquista da 17ª Taça para o clube da Luz.
«Os adeptos gostavam que eu me atirasse mais para o chão, que corresse mais pelos flancos e que fosse mais aguerrido, mas eu não fazia nada disso. Diziam que eu tinha medo de sujar os calções, mas eram uma minoria. Eles no fundo gostavam de mim, pelo menos tinham motivos para isso. Nesse ano fomos campeões, eu fui o melhor marcador do campeonato (20 golos) e marquei três golos na Taça. Joguei até 1986 e sempre soube viver bem com esses desagrados», recordou.
Com mais de mil jogos ao serviço do Benfica e da selecção nacional, este jogo no Jamor é um dos primeiros da lista dos preferidos de Nené. «A recordação mais gritante é que foram três golos meus a passes de Shéu...enganei-me», referiu a rir. «O golo do F.C. Porto resultou de um desvio infeliz do Veloso, portanto marcámos os quatro golos», acrescentou ainda a rir. Na memória de Nené resta ainda «um ambiente extraordinário dos benfiquistas, com as bancadas pintadas de vermelho no que foi uma grande festa».
Os golos também ainda estão bem vivos na memória do goleador. «O primeiro foi um cruzamento de Shéu da direita, em que o Simões do F.C. Porto tentou a afastar a bola de calcanhar e ela veio ter comigo. Estava na zona frontal, só com o Tibi pela frente e foi só escolher o lado. Os outros dois nasceram na zona frontal, com passes em profundidade de Shéu para eu depois rematar em arco. O terceiro saiu-me muito bem, foi um meio-chapéu com a bola a fugir a Tibi», referiu.
No final do jogo, Nené subiu à tribuna de honra para receber o troféu vestido com uma camisola do F.C. Porto. «Já não tenho a certeza, mas penso que era a camisola do Romeu. Foi uma homenagem ao F.C. Porto que nesse dia também fez uma grande exibição», contou.