Este Benfica-F.C. Porto é uma final? Poderá até nem ser, mas assume contornos de tal e torna-se interessante ouvir dois elementos que vão disputar outra final, essa sim na real dimensão do termo, entre águias e dragões. A meio da semana, Benfica e F.C. Porto garantiram a presença no confronto decisivo para a conquista do campeonato nacional de hóquei em patins.
Em Abril, haverá lugar a outro clássico, este confinado a um pavilhão mas a fervilhar de emoções, a exemplo do que acontecerá esta noite em torno do relvado do Estádio da Luz. É conhecida a acesa rivalidade entre Benfica e F.C. Porto, com especial incidência no futebol e no próprio hóquei em patins.
O Maisfutebol esteve à conversa com Mariano Velásquez, benfiquista que torce pelos compatriotas Lucho González e Lisandro López nos restantes jogos do campeonato português, e com Reinaldo Veitura, um verdadeiro intérprete da mística portista, que o leva vacilar quando tem de apresentar o autor do golo do Benfica, no 1-2 que antevê para o encontro no Estádio da Luz: «Todos menos menos o Simão. Derlei? Esse, ainda pior¿ É melhor ser o Léo, esse é mais discreto.»
Mariano Velásquez: «Lucho marca mas o Benfica tem de vencer»
«Este é um jogo extremamente importante e o Benfica tem o factor-casa a seu favor. Contudo, o F.C. Porto tem uma equipa muito forte. Gosto muito do Lucho González e Lisandro López, são argentinos como eu e torço por eles em todos os jogos, menos neste, claro. O F.C. Porto tem muitos hispânicos, que transmitem maior garra à equipa, mas o Benfica também tem muita qualidade e iremos vencer, espero. É sempre um jogo especial, sobretudo no futebol que é o desporto-rei. Há sempre mais adrenalina quando chega a altura de defrontar o F.C. Porto, sentimos isso mesmo no hóquei.»
Palpite: «Benfica vence por 2-1, com golos de Nuno Gomes, Miccoli e Lucho»
Reinaldo Ventura: «Jogadores do F.C. Porto gostam de ambientes adversos»
«Este é um clássico do futebol português, é sempre um jogo diferente, com um ambiente especial. Sinceramente, acredito que o F.C. Porto vai ganhar. O Benfica é um adversário complicado, joga em casa e terá o Estádio da Luz cheio, mas posso garantir que o ambiente passa um pouco ao lado dos jogadores. Pelo menos, isso acontece connosco no hóquei em patins. Os jogadores do F.C. Porto gostam de ambientes adversos e costumam responder da melhor forma. Espero que isso aconteça neste jogo, e na final do hóquei também.»
Palpite: «F.C. Porto vence por 2-1, com golos de Lucho, Quaresma e Léo.»