Portugal foi apanhado de surpresa pelas inovações dos holandeses, com dois técnicos a orientarem duas das maiores equipas nacionais. À distância, visto do país das tulipas, o Benfica-F.C. Porto do próximo domingo é encarado como um jogo «a não perder», seguindo-se em grau de importância a um qualquer PSV-Ajax.
O trabalho de Co Adriaanse e Ronald Koeman é seguido com muita atenção, como confirma o português Edgar Marcelino, actualmente no RBC Roosendaal, da primeira liga holandesa. «Aqui está toda a gente dividida, pois quem gosta do Ajax torce pelo Koeman e quem apoia o Feyenoord ou o PSV prefere o Adriaanse. Quem gosta de um não gosto do outro, como quem gosta do Porto não gosta do Benfica», referiu ao Maisfutebol.
O extremo emprestado pelo Sporting não perde pitada da Liga portuguesa e admite não ser o único. «Nos meses que estou aqui já deu para perceber que nas televisões transmitem muitos jogos do campeonato português, mas dão enorme destaque ao Porto e ao Benfica, por terem treinadores holandeses. Estão surpreendidos com o trabalho do Co Adriaanse, apesar de já ter chegado muito longe com o AZ na época passada, mas também não deixam de falar do Koeman, porque é uma figura muito respeitada por aqui», referiu.
Totalmente integrado na realidade holandesa, Marcelino cedo percebeu uma certa maneira de estar totalmente diferente de Portugal. «Aqui os jogos têm muitos golos, porque primeiro preocupam-se em atacar e só depois em defender. No último fim-de-semana, com o Ajax, saí aos 67 minutos e estávamos a perder por 2-0, mas acabámos por sofrer seis golos. Toda a gente joga assim e lá no Roosendaal já chegámos a jogar com o esquema de três defesas, em 3x3x4 ou 3x4x3», abordou, fazendo o paralelismo com o esquema táctico utilizado por Co Adriaanse:
«É um sistema em que se a equipa tiver avançados inspirados pode terminar com o jogo bem cedo, mas se estivermos a falar de um Benfica-Porto é óbvio que ninguém joga em 3x3x4. É um risco enorme, mas há quem goste de correr riscos. Isto porque, pelo menos na perspectiva de um avançado, poderá ser benéfico, devido às marcações».