Hoje é o dia em que o Benfica tenta acabar com um intervalo de 23 anos longe de uma final europeia. Na Luz, frente ao Fenerbahçe, na decisão da meia-final da Liga Europa. A partir das 20h05, para seguir EM DIRETO no Maisfutebol.

O Fenerbahçe chega a Lisboa com a vitória por 1-0 garantida na primeira mão, há uma semana, o Benfica trouxe da Turquia um discurso confiante na capacidade da equipa em dar a volta à eliminatória. Uma ideia reforçada por Jorge Jesus na véspera do encontro, assente em três ideias-chave. Diz o treinador que 1-0 «é um resultado que se pode virar». Cruzando com factos: o Benfica já o conseguiu por quatro vezes na sua história europeia, em dez ocasiões. Diz ainda Jesus que o Benfica «é muito forte em casa». Factos: esta época, os «encarnados» apenas perderam um jogo em casa, frente ao Barcelona para a Liga dos Campeões; têm de resto três empates caseiros. E, por fim, diz o treinador que o Fenerbahçe «não é tão forte quando joga fora». Na verdade, os turcos ainda não perderam nenhum dos seis jogos que fizeram fora de casa na campanha europeia desta temporada.

O Benfica apenas não pode contar com Ola John, suspenso, para a partida desta noite. Gaitán tem apresentado limitações físicas, mas está convocado. O Fenerbahçe não tem Raúl Meireles, lesionado, nem o médio Topal e o avançado Webo, ambos por castigo.

Se garantir o bilhete para a final de Amesterdão, o Benfica estará na nona final europeia da sua história. A última foi em 1990, a derrota com o Milan (0-1) para a Taça dos Campeões Europeus.