Ishmael Yartey, jovem promessa ganesa que brilhou no Campeonato Africano de sub-17, em Março, vai representar o Benfica depois de ter despertado o interesse do Sporting. O médio ofensivo de 17 anos foi recomendado por Paulo Cardoso, observador dos leões, e chegou a estar na rota de Alcochete, mas o namoro não deu frutos nos últimos meses e, agora, Yartey prepara-se para rumar ao Seixal.
As informações partiram da imprensa ganesa e foram confirmadas ao Maisfutebol por Graham Heydorn, da empresa que gere a carreira do jogador. Segundo os jornais do Gana, o advogado Claudino Silva e Jorge Gomes, do departamento de prospecção do Benfica, chegaram no último fim-de-semana a Accra para selar o acordo com o Gamba All Blacks, clube de Yartey, e os pais do jogador.
«De facto, dois representantes do Benfica tiveram de ir ao Gana para fechar o negócio e obter o necessário acordo dos pais do Yartey. É verdade que o Sporting foi um dos clubes que esteve interessado nele, mas nessa altura o clube do jogador já estava a negociar com o Benfica. Ele já esteve a visitar a academia do Benfica e ficou muito satisfeito com o projecto», explicou Graham Heydorn.
Ishmael Yartey deverá apresentar-se em Portugal em Janeiro, para iniciar a nova aventura. «O acordo contempla o empréstimo com opção de compra. Não o queremos pressionar, porque há vários jogadores africanos que fazem escolhas erradas nesta fase da vida, a mais importante da carrreira», acrescenta.
«Ele tem tudo para ser um novo Ryan Giggs (ndr. Yartey joga preferencialmente no flanco esquerdo do meio-campo, tal como o galês do Man . United), mas os próximos três anos serão muito importantes para perceber se ele será um nome lembrado por todos ou esquecido. A qualidade está lá e depositamos confiança nele porque tem a cabeça no sítio, só pensa em jogar futebol, não no dinheiro», concluiu Graham Heydorn.