O Benfica chegou a um acordo total com o Peñarol por três jovens do clube uruguaio. Elbio Álvarez, Jim Varela e Juan San Martín, todos com 17 anos, podem rumar ao emblema encarnado no Verão de 2012, se Jorge Jesus assim o entender.

Quando tratou da renovação de contrato de Maxi Pereira, o conceituado empresário Paco Casal negociou a inclusão de um pacote de promessas uruguaias no processo. O Benfica aceitou pagar para ficar com direito de preferência sobre três sub-17 do Peñarol e dois do Danubio.

Nesta altura, o Peñarol anuncia o acordo total com os encarnados pelos seus três jovens internacionais. Elbio Álvarez, Jim Varela e Juan San Martín ajudaram o Uruguai a chegar à final do último Campeonato do Mundo de sub-17. Os dois primeiros foram titulares no jogo decisivo, perdido para o México (2-0).

Milhão e meio de euros pela opção

«O acordo com o Benfica está fechado. Os jogadores vão agora começar a treinar com a equipa principal do Peñarol mas podem ir para Portugal no Verão. O Benfica tem direito de opção. Se chamar um deles no primeiro ano, paga um valor. Se chamar no segundo, paga mais», explica o vice-presidente do Peñarol ao Maisfutebol.

Edgar Walker admite que os valores divulgados pela imprensa do Uruguai batem certo. O Benfica paga milhão e meio de euros para ficar com o direito de opção e pode despender 2,9 milhões se garantir o trio em definitivo. «Sim, os valores são praticamente esses.»

«São três jovens de enorme qualidade e tiveram excelente desempenho no Mundial de sub-17», frisa o vice-presidente, acrescentando: «Eles já estiveram em Portugal no final do ano passado, para fazer exames. Foi tratado por Paco Casal, sim, no processo de renovação de Maxi Pereira.»

Se o Benfica passa a controlar três promessas do Peñarol, o clube uruguaio espera contar com um elemento dos encarnados nos próximos dias. «Rodrigo Mora está à espera de uma reunião com o presidente do Benfica para acertar a sua saída. Estamos à sua espera.»

«Elbio Álvarez é um talento»

Entre os jovens garantidos pelo Benfica, Elbio Álvarez parece despertar particular curiosidade. O esquerdino foi uma das figuras do Uruguai ao longo do Mundial sub-17, sobretudo na meia-final frente ao Brasil (3-0).

«Elbio é um talento. É um médio pela esquerda, pode jogar como organizador ou extremo. É um jogador distinto. Tem técnica, passa bem e remata com qualidade. Pode ser um grande jogador do futebol uruguaio. Dependerá da sua maturidade», explicou Víctor Púa, coordenador dos escalões de formação do Peñarol, ao jornal El País, do Uruguai.