Ronald Koeman parece ter definido os alvos a contratar em Janeiro para a baliza do Benfica. O técnico encarnado, em declarações a um programa holandês, assume interesse em Jurek Dudek, como primeira opção, e Bogdan Lobont, segundo guarda-redes do Ajax de Amesterdão. O empresário do guarda-redes romeno também ouviu as palavras de Koeman e está pronto para conversar.
«É certo que temos seguido Lobont. Ele está na nossa lista», referiu Ronald Koeman em entrevista telefónica ao programa de desporto da televisão holandesa, «Voetbal Insite». «É um bom guarda-redes e todos sabemos que o Benfica tem um problema com essa posição, mas não podemos contratar um guarda-redes muito caro», apontou.
Koeman não se ficou por aqui. O técnico holandês adiantou mais sobre as pretensões do Benfica. «Dudek é também uma opção», referiu na mesma entrevista. Na análise ao que Koeman disse neste programa, terá ficado claro que o guarda-redes do Liverpool é a grande prioridade para o próximo período de transferências.
Lobont quer sair para jogar
Mas a novidade será mesmo o interesse manifesto no segundo guarda-redes do Ajax, Bogdan Lobont. Tem 27 anos, é o guardião da selecção romena de futebol, e Koeman conhece-o bem dos tempos dos Ajax.
O empresário do jogador, Victor Becali, ouviu as declarações de Koeman na Holanda, assume que o jogador tem vontade de sair do Ajax e revela que o clube está disposto a falar. «Escutei o que Koeman disse, depois falei com o Ajax que, no entanto, disse que não sabia de nada», revelou ao Maisfutebol o agente. «Se Ronald Koeman estiver interessado posso falar com o Ajax quando ele quiser», garantiu.
Ainda assim, Becali diz que não recebeu qualquer contacto, para já, mas adiantou que Lobont está pronto para sair. «É um bom rapaz, um grande guarda-redes. Tem um problema com o treinador que está no Ajax porque este prefere os jogadores holandeses e tem lá um guarda-redes com menos qualidade que o Lobont. Ele quer jogar, e pode ser feito se Koeman quiser. Escutei as declarações dele, deve saber bem quem quer. Ele é que é o treinador. Mas o Benfica seria um bom clube para Lobont. O Ajax está aberto a conversar.»
Pienaar também na lista
Na Holanda, Lobont é visto como um guarda-redes de grandes qualidades, tapado no Ajax por outra estrela holandesa que começa a crescer chamada Maarten Stekelenburg. Apontado como próximo detentor da baliza da «laranja mecânica».
Lobont já terá tentado sair do clube no último defeso, mas não conseguiu. O Ajax parece aberto à cedência do jogador, uma vez que este pretende jogar com maior regularidade. Lobont, internacional por 30 vezes pela selecção romena, tem contrato com o Ajax até 2008. Cresceu como jogador no Rapid Bucareste, foi contratado pelo Ajax, mas acabaria emprestado ao Dínamo de Bucareste. Voltou à Holanda em 2002/03, onde se mantém.
Mas não é só. Nesta entrevista, Koeman confessou também que o médio sul-africano Steven Pienaar está na famosa lista de contratações para a nova época, mas que o lateral direito Trabelsi não é uma pretensão benfiquista por já ter bons defesas direitos no plantel.