Ronald Koeman testou esta segunda-feira dois novos sistemas tácticos, ambos com uma linha de quatro defesas, em alternativa ao 3x4x3 que tão pouco rendimento tem oferecido aos encarnados no início da época e do qual deverá abdicar no jogo desta quarta-feira com o Lille, que vai marcar a estreia Benfica na Liga dos Campeões. Sem Karagounis, que ficou na Luz a fazer recuperação física, mas já com Petit integrado, o treinador holandês montou uma equipa em 4x4x2, com Miccoli e Nuno Gomes juntos no ataque, e outra em 4x3x3, com Mantorras, em cunha, como homem mais adiantado.
A primeira hora da sessão foi dedicada ao trabalho físico, mas sempre com a bola nos pés, com destaque para um exercício de posse e circulação de bola, a toda a largura do campo, que ficou marcado por um susto provocado por Nelson. Na disputa de uma bola alta com João Pereira, o lateral caiu desamparado de costas. A equipa médica arrancou em corrida na direcção do jogador que, depois de assistido, recuperou rapidamente e voltou a integrar o treino sem quaisquer limitações.
Os coletes já estavam distribuídos, faltava saber qual o sistema táctico que Koeman iria apostar para a «peladinha» no final do treino. Num dos lados, na baliza defendida por Quim, montou um clássico 4x4x2, com uma defesa constituída por João Pereira e Dos Santos nas laterais e Anderson e Alcides ao centro. No meio-campo jogaram Beto e recém-recuperado Bruno Aguiar, com Geovanni e Simão nas alas no apoio à dupla Miccoli-Nuno Gomes.
Do outro lado do campo, na baliza defendida por Moreira, outro sistema tradicional, o 4x3x3, com Nelson, Luisão, Ricardo Rocha e Leo em linha; Manuel Fernandes, Karyaka e o também recuperado Petit no miolo do terreno; e Mantorras em cunha com o apoio directo de Carlitos (direita) e Nuno Assis (esquerda).
Por curiosidade, a dupla Miccoli-Nuno Gomes ficou em branco e venceu o 4x3x3, com golos de Mantorras e Nuno Assis. Destaque ainda para um potente remate de Bruno Aguiar, do meio da rua, que fez tremer a baliza de Moreira. José Veiga chegou ao Estádio Nacional já a sessão ia a meio, colocando-se atrás das câmaras de televisão, para assistir à parte final do treino.
O Benfica volta a treinar esta terça-feira no Estádio Nacional, na última sessão antes do jogo de quarta-feira, com os franceses do Lille, marcado para as 19h45.