Jan Oblak está sob alçada disciplinar do Benfica, depois de não se ter apresentado para o regresso aos trabalhos. O guarda-redes esloveno tinha autorização para se apresentar uma semana mais tarde do que o resto do plantel, depois de ter representado a sua seleção, mas não o fez, confirmou o Maisfutebol, pelo que o clube considera que está a faltar sem justificação desde segunda-feira.

Seguem-se os trâmites legais associados a um processo disciplinar, numa altura em que ainda não é pública a motivação de Oblak para esta ausência.

O guardião, de 20 anos, que jogou cedido ao Rio Ave na época passada, voltava a não estar nos planos de Jorge Jesus para o plantel principal nesta temporada. O próprio treinador tinha defendido a sua cedência, numa recente entrevista ao canal do clube. «Tem-se afirmado no Rio Ave, temos confiança nele, é um jovem e joga numa posição em que é determinante a experiência. Mas para mim é difícil ter dois guarda-redes estrangeiros por causa das quotas da UEFA: isso levar-me-ia a perder um jogador de campo estrangeiro», disse o técnico.

O Benfica, que parte esta tarde para a Suíça, onde realizará vários jogos de pré-temporada, ultima de resto a contratação do lateral-esquerdo Bruno Cortez, que chegou a Lisboa na quarta-feira e tem cumprido exames médicos. Assina por um ano, por empréstimo do São Paulo, e se ficar tudo concluído até ao início da tarde ainda viaja com a equipa.