A área de formação do Benfica vai organizar, no dia 25 de Abril, no auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, o segundo seminário nacional da época, desta vez dedicado à «Medicina e Traumatologia Desportiva».
Depois de, em Dezembro último, ter promovido o seminário intitulado «Da Formação à Alta Competição», a área de formação do clube da Luz pretende agora dar a conhecer «os vários campos de intervenção da medicina e traumatologia que se tem desenvolvido nos últimos anos», assim como «a função de todos os profissionais especializados para actuarem como agentes de sinergia entre os vários domínios técnico-científicos».
«Doping», «Morte Súbita», «Marcadores de overtrainning», «Educação, Saúde e Desporto» e «A Alimentação da Formação à Alta Competição» são os temas das cinco conferências.
Além de três workshops - «Masagem de Recuperação», «Ligaduras Funcionais» e «Suporte Básico de Vida» -, o seminário terá ainda várias mesas redondas, para discutir temas tão específicos como «Pubalgias», «Mialgias», «Entorse do Tornozelo» ou «Instabilidades Pós-traumáticas do Ombro».
Entre os conferencistas, estarão presentes Rodolfo Moura, enfermeiro do Benfica que orientou a recuperação de Mantorras, e Henrique Jones, médico da Selecção Nacional.
Escolinhas e treinadores reunidos em Junho
A Área de Formação do Benfica encerra o ciclo de seminários programados para a época no dia 4 de Junho, em Montemor-o-Velho, com um evento que reunirá treinadores nacionais e internacionais.
Um dia depois, o Estádio da Luz acolhe o encontro nacional de Escolinhas, em que se prevê a presença de «alguns milhares de crianças de todo o país e do estrangeiro», como referiu António Carraça, gestor da área de formação encaranda.