Fran Escribá, treinador adjunto do Benfica, confirmou em conferência de imprensa que Quim também não vai ser convocado para o jogo da Taça de Portugal, com o Leixões. Ganha assim consistência a hipótese de Moretto fazer o primeiro jogo pelas «águias» esta época, embora o técnico tenha dito que o brasileiro «tem as mesmas possibilidades de jogar que o Moreira».
«Levamos os jogadores que são os melhores, neste momento, para este jogo. O Quim não está convocado, mas está bem. Todos os jogadores estão preparados para jogar, mas temos de tomar decisões e parece-nos que esta é a melhor. Nós temos de tomar decisões e tem sempre de jogar alguém», afirmou Fran Escribá.
O Benfica já visitou Matosinhos esta época, em encontro da Liga que terminou empatado a uma bola, mas Escribá acredita que o segundo duelo será diferente, independentemente de as posições na tabela classificativa terem sido invertidas. «Pensamos que a equipa melhorou desde o jogo da Liga, em Outubro.
Esperamos dificuldades, pelo ambiente, pela equipa. Sabemos que estarão fortes, mas vamos ao Estádio do Mar com a ideia de jogar. A Taça é uma competição diferente, seja em Espanha, em Portugal, ou noutro lado. Ser favorito e estar em primeiro não tem relevância. A Taça tem destas coisas. Podes estar muito mal na Liga, e depois ganhar a Taça, como aconteceu com o Valência», disse o adjunto de Quique Flores.
Poucos dias depois de defrontar o Leixões, o Benfica vai ter uma missão quase impossível: garantir o apuramento na Taça UEFA. Fran Escribá lembra que a equipa «ainda não foi eliminada», mas diz que o mais importante agora é pensar no encontro com o emblema de Matosinhos: «Sabemos que a Taça é importante para o clube, para os adeptos, e é também importante para a equipa técnica. Quanto maior for o número de provas em que estamos envolvidos, melhor para a equipa», disse.
«Jogo é mais importante do que possam pensar»
A equipa técnica espanhola faz um balanço positivo dos jogos disputados até ao momento. «Pode ser sempre melhor, mas estamos satisfeitos com a evolução da equipa. No geral, é um balanço positivo, mas temos muito a melhorar. Todos sabem que falta muito e que ainda não ganhámos nada. O jogo de amanhã é muito mais importante do que possam pensar. Jogadores e equipa técnica pensam dessa maneira», declarou o braço-direito de Quique, prosseguindo: «O Leixões continua forte. Quando fomos jogar a Matosinhos muitos pensaram que eles eram surpresa apenas de dois dias, mas já os conhecemos bem e sabem o que querem. É uma equipa bem trabalhada, com bons jogadores e estou seguro que lutará pela UEFA. É das melhores equipas que vi até agora em Portugal.»
Fran Escribá não esconde que em termos anímicos é bom para o Benfica visitar Matosinhos como líder do campeonato: «Claro que é importante estar em primeiro e motiva, pois até nos treinos os jogadores sentem-se mais receptivos para tudo. Agora, quanto a ser importante para este jogo, não me parece. Estou seguro que não pensamos em ser eliminados, tal como pensa o Leixões. O jogo mais bonito da época é a final da Taça. Todos queremos jogá-lo e por isso queremos vencer amanhã.»
«Estamos de acordo com Rui Costa desde o primeiro dia»
Reyes já tem acordo para continuar no Benfica por mais quatro anos. Fran Escribá não se quer alongar sobre este tema: «Não sei da situação de Reyes. Estamos de acordo com o director-desportivo desde o primeiro dia e se Rui decidir que Reyes fica, sem dúvida que ficaremos muito contentes. Mas, para nós tal situação não é assim tão importante agora.»
O adjunto de Quique Flores preferiu não falar sobre as possíveis contratações em Janeiro: «Entendo que existam conversas fora do balneário e do clube. Se alguma vez falarmos nalgum jogador falaremos com o Rui e não para fora. Estamos muito contentes com os jogadores que temos.»