Roberto Jimenez é a terceira contratação mais cara da história do Benfica, atrás de Simão Sabrosa e Oscar Cardozo. Para além disso, o guarda-redes recrutado ao Atlético de Madrid, a troco de 8,5 milhões de euros, surge igualmente no Top Ten dos mais caros a nível mundial, na sua posição.

Guialuigi Buffon arrasa toda a concorrência, com um valor exorbitante registado em 2001, quando trocou o Parma pela Juventus.

Esta pesquisa do Maisfutebol foi dificultada pela escassez de informação oficial sobre os montantes de transferência, bem como a variação no valor da moeda de vários países.

Ainda assim, tomando como válida a quantia referida no Guiness Book of Records, Buffon rumou a Turim por 37 milhões de euros, ao câmbio actual. Aliás, as principais transferências de guarda-redes realizaram-se em Itália, no início do milénio.

Angelo Peruzzi, já contratado em 1999 por um valor ligeiramente inferior, foi do Inter para a Lázio por 18 milhões de euros, na época seguinte. Os transalpinos ocupam todas as posições do pódio, com Toldo a reclamar o bronze, ao ser contratado pelo mesmo Inter de Milão em 2001, por 16 milhões de euros.

O escocês Craig Gordon estabeleceu um recorde no Reino Unido, ao assinar pelo Sunderland numa transferência avaliada em 10 milhões de euros, 2007. Ou seja, até acima do valor pedido pelo Mónaco ao Manchester United por Fabian Barthez. Gianluca Pagliuca, já em 1994, abria um cortejo de transferências avultadas de guarda-redes, ao rumar ao Inter de Milão.

O futebol português conviveu com realidades mais modestas. A viagem de Vitor Baía para Barcelona, em 1996, envolveu verbas consideráveis mas insuficientes para colocar o ex-guarda-redes luso neste topo: 6,5 milhões de euros.

Em 2008, o Tottenham pagou 9 milhões de euros por Gomes, guarda-redes brasileiro que dava nas vistas na baliza do PSV Eindhoven. Chegando à oitava posição, surgem então quatro nomes com a cifra dos 8,5 milhões de euros.

Foi esse o montante inicial pago, por exemplo, pelo Chelsea para contratar Petr Cech ao Rennes, em 2004. Van der Sar foi para Inglaterra pela mesma quantia, passando pelo Fulham antes de chegar ao Man. United. No mesmo patamar, eis então Roberto Jimenez, o novo guarda-redes do Benfica, e Hugo Lloris, actual titular da baliza de França.

Transferências mais caras de guarda-redes:

1. Gianluigi Buffon (de Parma para Juventus em 2001) por 37 milhões de euros

2. Angelo Peruzzi (de Inter para a Lázio em 2000) por 18 milhões

3. Franscesco Toldo (de Fiorentina para o Inter em 2001) por 16 milhões

4. Craig Gordon (de Hearts para Sunderland em 2007) por 10 milhões

5. Fabian Barthez (de Mónaco para o Man. United em 2000) por 9,5 milhões

6. Gianluca Pagliuca (de Sampdória para o Inter em 1994) por 9,2 milhões

7. Heurelho Gomes (de PSV Eindhoven para o Tottenham em 2008) por 9 milhões

8. Petr Cech (de Rennes para o Chelsea em 2004) por 8,5 milhões

Roberto Jimenez (de At. Madrid para o Benfica em 2010) por 8,5 milhões

Hugo Lloris (de Nice para Ol. Lyon em 2008) por 8,5 milhões

Van der Sar (de Juventus para o Fulham em 2001) por 8,5 milhões