Este sábado há jogo grande na Luz, quando faltam apenas seis jornadas para o campeonato terminar. Benfica e Sporting de Braga, terceiro e primeiro classificados na Liga. Na tarde desta sexta-feira, ex-jogadores das duas equipas fizeram a antevisão do encontro, à margem de uma iniciativa de uma marca de telemóveis. Rui Águas, Hélder e Toni pelo Benfica e Barroso pelo Sp. Braga.

A opinião é unânime. «O Sporting de Braga surpreende», pelo campeonato que está a fazer e pelas 13 vitórias consecutivas. Vai ser por isso «um jogo difícil», que para uns pode decidir as contas finais. Para outros nem tanto, de acordo com as opiniões.

«Se o Benfica perder este jogo tem grandes possibilidades de perder o campeonato. A luta não é só a dois, há também o FC Porto. A dois seria difícil, mas não irremediavelmente perdida. Assim, parece-me, uma derrota retira o Benfica da corrida», disse Rui Águas, antigo avançado das águias e com passado como adjunto no clube minhoto.

«Para o Benfica são seis finais e vai entrar num ciclo de jogos [Liga, Ligados Campeões e Taça da Liga] onde é a morte ou a glória. Perder este jogo é quase perder o campeonato, por isso este encontro é importante e decisivo, mas para ambos. O Sp. Braga está muito bem, é provavelmente a equipa que melhor joga em Portugal e tem grandes jogadores», salientou o antigo médio e treinador Toni.

«Se o Benfica ganha, dificilmente não é campeão. Joga em casa, contra um excelente Sp. Braga, mas vai fazer de tudo para ganhar e pode consegui-lo. O Benfica tem mesmo de vencer o Braga, mas eles são fortes e também têm o desejo de ser campeões. Têm uma excelente equipa, estão a fazer um excelente campeonato, e vêm à Luz para ganhar», afirmou o ex-defesa Hélder.

Já o único bracarense em «campo», o antigo médio Barroso, opinou assim: «É um jogo importante para decidir quem é o campeão. É importantíssimo para as duas equipas, mas mais para o Benfica que está atrás. O Braga, como está a jogar, com os jogadores que tem e com a regularidade que apresenta, vai fazer com que o Benfica sinta muitas dificuldades. Mas o Braga também as vai sentir. Se ganhar, não significa que seja campeão. Tem muitos jogos importantes pela frente, mas como está a jogar não tem de ter medo de ninguém.»