Benfica e Sporting já se defrontaram por 26 vezes em eliminatórias da Taça de Portugal, o que corresponde a 33 jogos: a vantagem é sempre leonina.

A formação de Alvalade venceu c14 dessas eliminatórias e seguiu em frente na competição, contra 12 triunfos apenas do Benfica.

Divididos por jogos, a vantagem continua a ser do Sporting: 17 triunfos leoninos, contra 14 dos encarnados e apenas dois empates.

O Benfica só ganha em títulos: ou seja, quando os dois rivais se defrontavam em finais que valiam o troféu da Taça de Portugal, aí os encarnados são geralmente mais fortes. Levantaram por seis vezes o troféu com o Sporting no relvado a aplaudir, contra apenas duas vezes dos leões.

No entanto, e quando os jogos são no Estádio da Luz, como vai acontecer agora, a vantagem é claramente encarnada: 12 vitórias, contra dois empates e três vitórias do Sporting, num total de 17 jogos.

O resultado mais desnivelado aconteceu de resto também na Luz: há quase trinta anos os encarnados receberam e venceram o Sporting por claros 5-0. Rui Águas e Wando deram uma vantagem tranquila ao Benfica na primeira parte, a goleada chegou nos dez minutos finais com golos de Álvaro Magalhães, Manniche e novamente Wando.

Falar de confrontos entre Benfica e Sporting para a Taça de Portugal obriga porém a falar do último jogo. Foi há mais de cinco anos, no dia 16 de Abril de 2008, e o Sporting venceu por 5-3: o jogo ficou para a história como o dia em que o Sporting fez cinco golos ao Benfica em meia hora: Yannick Djaló (68 e 84m), Liedson (76m), Derlei (79m) e Vukcevic (90m) construíram o triunfo.

Agora vem aí o vigésimo sétimo confronto em eliminatórias da Taça de Portugal e como curiosidade pode dizer-se que o resultado típico para jogos da Taça na Luz é a vitória do Benfica por 2-1: aconteceu quatro vezes.