O Benfica já tem novo treinador de guarda-redes: trata-se de Luís Matos, que estava na Académica, de onde saiu esta semana, com Manuel Machado, e esta tarde cumpre o primeiro treino entre os encarnados.
Luís Matos, 55 anos, treinador de IV nível, preenche, assim, um lugar vago desde a saída de Justino com Fernando Santos. Nos últimos anos, o novo responsável esteve três épocas ligado à Académica, com um interregno pelo Boavista, em 2006/07, desafio no qual acompanhou Jesualdo Ferreira.
Mas a carreira de Luís Matos no futebol iniciou enquanto guarda-redes. Natural do Porto, começou a jogar na AD Guarda, de onde se transferiu para o Sporting, em 1972/73. Em Alvalade esteve cinco épocas, uma como juvenil, outra como júnior e três já a sénior. Foi campeão nacional de juniores em 1973/74.
Voltou ao Norte em 1977/78 para representar o Boavista, onde permaneceu até 1984 e ao serviço do qual ganhou uma Taça de Portugal e uma Supertaça. Seguiram-se mais dois títulos no F.C. Porto, desta feita a contar para o campeonato nacional, em 1984/85 e 1985/86.
Felgueiras, Sp. Espinho e Tirsense (em 1991) foram os últimos clubes que representou como guarda-redes. Luís Matos foi, também, internacional: cinco vezes pela Selecção de Esperanças e uma pela Olímpica.
A carreira de treinador começou no Boavista, em 1996/97, nas camadas jovens. No ano seguinte acumulou funções de técnico adjunto e de guarda-redes no D. Sandinenses. Seguiram-se Felgueiras (Honra), Campomaiorense (Liga), Al-Hilal (Arábia Saudita), Académica, Boavista, Académica e agora Benfica.
Além de treinador, Luís Matos é, igualmente, professor e neste âmbito destaque para o último curso de IV nível (frequentado, por exemplo, pelo técnico do Sporting, Paulo Bento).