O Benfica volta a estar atento à possibilidade de contratar Lazar Markovic, avançado do Partizan, de 19 anos. A associação do clube da águia ao internacional sérvio não é de agora, mas terá ganho novo fulgor para a janela de transferências que aí se aproxima.

Markovic é um jogador que os encarnados já seguem há algum tempo e, diz quem o conhece, «é o maior talento dos últimos dez anos» na Sérvia.

Vladimir Stojkovic é agora guarda-redes do Partizan, mas em tempos defendeu as cores do Sporting. O guardião é colega de equipa de Lazar Markovic, mas, garante, o nome do emblema da Luz é uma novidade naquilo que já escutou sobre o futuro do compatriota.

«Só ouvi falar no Chelsea, no Benfica nunca ouvi falar», disse Stojkovic ao Maisfutebol. O guarda-redes assegurou ainda que o avançado «não perguntou nada sobre Portugal», onde o guarda-redes chegou na temporada 2007/08.

Apesar de desconhecer o interesse encarnado, Stoj explicou que tipo de futebolista é Markovic. Os elogios foram muitos e grandes.

«Para mim, é um jogador perfeito», atirou o guarda-redes, na primeira análise. «É muito rápido, mas é rápido sem bola e com bola», acrescentou. «E joga tanto na esquerda como na direita», destacou também o guarda-redes.

O Partizan deu um passo de gigante para ser campeão, neste fim de semana, e do clube têm saído alguns nomes importantes no futebol europeu. Stevan Jovetic, (ainda) na Fiorentina, é um deles. Mas Stojkovic está convencido de que Markovic pode ter futuro mais brilhante que o montenegrino.

«É o melhor talento que apareceu na Sérvia nos últimos dez anos», considerou ao nosso jornal, para depois comparar com outro sérvio, este já assegurado pelo Benfica.

«Por exemplo, Djuricic é um jogador mais central, de jogar mais junto à área. Markovic joga pelas alas e faz imensas assistências. É um criador. Não joga tanto pelo centro como Djuricic», observou.

Vladimir Stojkovic não tem dúvidas de que Markovic se ia «adaptar bem ao futebol português» simplesmente por ser «muito bom jogador». O guardião concluiu depois: «E aquela velocidade faz com que ele se destaque de todos os outros.»

Nikola Popovic é olheiro da empresa que representa o avançado e embora afirme que nada pode dizer sobre um eventual negócio, admitiu que há «muitos clubes interessados» em Markovic.

«O Benfica falou-se há um ano, mas só sei o que veio na imprensa», disse ao Maisfutebol.