AO VIVO

Benfica e Vitória de Guimarães encontram-se este sábado na Luz, em encontro da 22ª jornada da Liga. É o quinto duelo entre as duas equipas nesta época, sendo que o Benfica venceu os quatro anteriores (incluindo um particular de pré-temporada). Diz o povo que não há duas sem três, mas será que neste caso não há quatro sem cinco? Ou será que, seguindo um outro provérbio popular, à quinta é de vez?

Os números entregam o favoritismo às «águias». Em 63 jogos disputados na condição de clube visitado, o Benfica venceu 53 e cedeu oito empates. Derrotas foram apenas duas, sendo que a última, em 1997, foi num jogo disputado em Campo Maior.

Não se pode dizer, por isso, que o Vitória de Guimarães costume sair com pontos da Luz. A equipa minhota não tem feito uma boa época, de resto, mas ainda assim visita Lisboa com uma nova dose de alento, depois do triunfo sobre o Belenenses (3-1). Cajuda reafirmou o seu amor pelo Benfica, com recados a colegas de profissão pelo meio, mas por certo vai procurar surpreender na Luz. O triunfo sobre o Belenenses atenuou a insatisfação dos adeptos, mas os níveis de exigência, na cidade-berço, são sempre elevados.

O Benfica, por seu lado, vai procurar alimentar a ambição de chegar ao título. Ao contrário do que tem sido habitual, desta vez as «águias» vão jogar primeiro que os rivais. Quique não se deixa iludir pelos quatro triunfos já conseguidos frente ao Vitória, e diz que esse pode ser o «maior inimigo». De qualquer forma, um novo triunfo sobre os vimaranenses iria colocar o Benfica no topo da tabela, ainda que à condição, e atirava alguma pressão para os lados de Alvalade e do Dragão.

Rúben Amorim e Suazo estão praticamente recuperados das lesões que sofreram, mas ficaram fora da lista de convocados e só devem entrar nas contas da final da Taça da Liga. Carlos Martins está, mais ou menos, nos mesmos patamares.

Equipas prováveis:

BENFICA: Moreira; Maxi Pereira, Miguel Vítor, Luisão, David Luiz; Di María, Katsouranis, Yebda, Reyes; Aimar e Cardozo

V. GUIMARÃES: Nilson; Lionn, Gregory, Moreno, Milhazes; Custódio, João Alves; Marquinho, Nuno Assis e Desmarets; Roberto