O Benfica emitiu esta segunda-feira um comunicado sobre as acções que vai tomar no seguimento do jogo com o F.C. Porto da véspera. Na missiva entregue aos órgãos de comunicação social após uma reunião da SAD dos encarnados pode ler-se que o clube da Luz vai apresentar uma exposição à Liga e à Comissão de Arbitragem deste organismo dando um correspondente conhecimento da referida exposição à FIFA e à UEFA.
O comunicado refere também que a anunciada solicitação do Benfica dos relatórios do árbitro Olegário Benquerença, do observador do jogo e da respectiva comissão de análise já foi feita. Depois de recebidos os relatórios, os encarnados, além da referida exposição, anunciam também solicitar audiências com o ministro Adjunto do Primeiro-Ministro e com o ministro da Administração Interna.
O Benfica fez também questão de frisar neste comunicado que «a arbitragem do jogo Benfica/Porto foi, no mínimo, absolutamente indigna (...) e teve, sem qualquer margem para dúvida, influência directa no resultado» que «levou o Clube [Benfica] a perder três pontos e o Futebol Clube do Porto a ser beneficiado com o mesmo número de pontos sem que, quer da parte da Comissão de Arbitragem, quer da parte da equipa de Arbitragem houvesse qualquer manifestação de arrependimento».
Comunicado do Benfica:
«A Direcção do Sport Lisboa e Benfica e a Administração da Sport Lisboa e Benfica, Futebol SAD, após análise dos factos ocorridos, reiteram a sua convicção de que a arbitragem do Jogo Benfica/Porto foi, no mínimo, absolutamente indigna, ofendendo gravemente o esforço de quantos entre as quatro linhas se entregam à defesa de honra da camisola que vestem, de todos os Sócios e adeptos da cores que defendemos e teve sem qualquer margem para dúvida, influência directa no reultado.
Dado incompreensível silêncio das autoridades desportivas e daqueles que, no desempenho dos seus cargos políticos, apressadamente comentaram questões prévias ao jogo sobre as quais demonstraram, aliás, uma ignorância completa, entenderam a Direcção do Clube e a Administração da SAD reitera a sua convicção de que algo tem que mudar drasticamente no futebol português.
Assim, a Direcção do Sport Lisboa e Benfica e a Administração da Sport Lisboa e Benfica, Futebol SAD, entendem informar a comunicação social que:
1. A Sport Lisboa e Benfica, Futebol SAD, já solicitou os relatórios do árbitro do encontro, do observador e da comissão de análise.
2. Aguarda, com urgência, o envio dos referidos documentos para poder expor a quem de direito as razões que lhe assistem na defesa dos seus legítimos interesses.
Após a recepção dos referidos documentos,
1. Apresentará exposições à Liga Portuguesa de Futebol Profissional e à Comissão de Arbitragem da Liga, dando das mesmas conhecimento aos organismos competentes da FIFA e da UEFA.
2. Solicitará audiências a Ss. Exas. O Ministro-Adjunto do Primeiro-Ministro, com a tutela do Desporto, e o Ministro da Administração Interna.
A Direcção do Clube e a Administração da Sport Lisboa e Benfica, Futebol, SAD, reiteram a todos os Sócios e Adeptos do Clube o seu total repúdio pela forma como as autoridades se comportaram, o seu profundo lamento pela, no mínimo, inqualificável arbitragem que levou o Clube a perder três pontos e o Futebol Clube do Porto a ser beneficiado com o mesmo número de pontos, sem que, quer da parte da Comissão de Arbitragem, quer da parte da equipa de arbitragem houvesse qualquer manifestação de arrependimento e afirmam o seu empenho em tudo fazer para que o respeito pelo Desporto Rei volte a conquistar o merecido lugar.»