O Sporting parte para o dérbi em posição «menos privilegiada» que o Benfica, acredita Rui Águas, acrescentando que uma eventual derrota na Luz, a seguir à eliminação europeia, motivará uma «digestão problemática» em Alvalade.

Assim, o agora treinador e antigo jogador do Benfica diz em declarações à Lusa que acredita em «ligeiro favoritismo» do Benfica: «Pela jornada europeia, pela situação pontual e por uma maior regularidade exibicional e pontual, mas é um jogo que se ganha ou perde por pouca coisa.»

«Não foi uma jornada feliz» para nenuma das equipas», depois de ambos terem perdido para a Europa, mas pesa mais para o Sporting, acrescenta: «O Sporting é o mais penalizado, porque acabou fora da Europa e joga fora de casa. Juntando essas realidades à vantagem do Benfica, o Sporting está numa posição menos privilegiada.»

«Esta participação europeia é realmente um fracasso, com uma eliminação mais do que inesperada. Se a juntarmos a um fracasso com um rival, e que iria repor a diferença pontual anterior entre os dois, é uma digestão problemática», diz.

O antigo avançado também não acredita que se repita esta época a supremacia que o Sporting teve nos dérbis da época passada, quando venceu três em quatro: «Nesta altura o Benfica é uma equipa mais sólida, por isso tem pontuado mais e não é previsível que isso aconteça. Não me parece provável que aconteça o mesmo.»

Por fim, Rui Águas aborda a questão dos avançados do Benfica, para apostar neste jogo em Jiménez e não Mitroglou: «Jiménez é muito irregular em termos de posicionamento, causa incómodo ao adversário mas também à própria equipa. Se não tivesse acontecido este golo ao Nápoles, escolheria Mitroglou. Mas, neste caso, aproveitaria o momento de Jiménez.»