A aposta em Mile Svilar na baliza é o tema forte na atualidade do Benfica e Rui Vitória voltou a pronunciar-se sobre o assunto.

Na antevisão ao embate com o Desp. Aves, o treinador das águias reforçou a ideia de que o jovem belga será titular novamente e revelou os motivos que o levaram a colocá-lo à frente das redes, preterindo Bruno Varela e Júlio César.

«Duas tomadas de posição minhas podem ser diferentes. São contextos diferentes. O Svilar continua agora e continuará amanhã. Neste momento é o que nos dá o que queremos para este contexto de jogo. Uma grande leitura de jogo, grande capacidade de reduzir espaços e profundidade ao adversário, muito rápido a decidir lances de um contra um. É um guarda-redes que tem as características que queremos neste momento»

«O Svilar vai errar mais vezes, é um jovem, tem muita qualidade e potencial, mas vai crescer muito e será de grande nível. Podem escrever. Estou convencido de que, as coisas a correrem bem, será um guarda-redes de grande nível. Não é por ser mais novo ou não, tem as características que temos. Escolho o jogador que entendo, quando eu entendo, a decisão é tão simples quanto isso», começou por referir.

Mais à frente, quando questionado sobre o timing em que lançou o belga - que acabaria por ter influência na derrota frente ao Man. United - o técnico recordou exemplos passados.

«É o copo meio cheio e meio vazio. Se temos jogadores menos novos, se calhar tem de se injetar sangue novo, se temos mais jovens já é preciso mais experiência. O que me importa são as características do jogador. Ele [Svilar] tem sido preparado desde há dois ou três meses e tem as características que a equipa precisa neste momento»

«O Nélson Semedo foi lançado num Benfica-Sporting, Ederson num Sporting-Benfica, Renato Sanches frente à Académica e depois na Champions, onde precisávamos de ganhar. Isso dos momentos difíceis…quando os jogadores vão lá para dentro têm resposta para dar. O que vimos na quarta-feira, frente a um adversário como o Man. United, a forma como eles [jovens] foram para o jogo e tiveram o rendimento que tiveram, deixa-me à vontade nessas questões. Quando ponho um jogador é porque já escolhi e já maturei sobre a escolha», sublinhou.