O Benfica interpôs esta quinta-feira uma providência cautelar no Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) para suspender o castigo de um jogo de aplicado ao futebolista David Neres e poder contar com o jogador na Supertaça, frente ao FC Porto.

De acordo com a lista de processos arbitrais que consta do site oficial do TAD, o objeto da providência cautelar é o «acórdão proferido em 2023-07-11 pela Secção Profissional do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol no âmbito do Processo Disciplinar n.º 98-22/23».

O extremo brasileiro foi punido com um jogo de castigo pelo Conselho de Disciplina (CD) da FPF por «injúrias e ofensas à reputação», para além de uma multa de 510 euros, que o afasta do primeiro jogo oficial da época, a Supertaça Cândido de Oliveira, que se irá disputar a 8 ou 9 de agosto, em Aveiro.

Durante os festejos do título, Neres publicou comentários na rede social Instagram em jeito de provocação aos médios internacionais portugueses Otávio, do FC Porto, e Pedro Gonçalves, do Sporting.

Na altura, os dragões revelaram que pretendiam avançar com uma participação contra Neres, tendo em conta o ocorrido na época 2021/22, quando os portistas Diogo Costa, Wilson Manafá, Fábio Cardoso e Otávio foram sancionados com um jogo de suspensão, atendendo aos cânticos insultuosos entoados contra as ‘águias’ durante as comemorações do campeonato.