A 29.ª jornada deixou tudo igual no que à liderança diz respeito. O Benfica manteve a diferença de um ponto no topo da Liga e o Sporting voltou ao trilho das vitórias, aumentando a diferença para o quarto classificado, Sporting de Braga. No fundo da tabela, a luta pela manutenção continua muito renhida com Feirense e Estoril, os dois últimos classificados, a aproximarem-se ligeiramente das equipas imediatamente acima. Há, portanto, muito para contar nesta ronda 29.

A jornada abriu sexta-feira, na Cidade Berço, com o triunfo expressivo (3-0) do Vitória Guimarães ante o Rio Ave. A vitória dos homens de José Peseiro permitiu-lhes aproximarem-se dos oito primeiros lugares, em sentido contrário, os vila-condenses saíram prejudicados na luta pelo 5.º lugar.

No sábado, mais quatro jogos. O Estoril, a precisar de pontos para fugir ao último lugar empatou (1-1) na receção ao Marítimo. Um resultado que acaba por beneficiar os insulares que igualaram o Rio Ave no último lugar de acesso às provas da UEFA. Por sua vez, Tondela e Portimonense, ambos tranquilos na tabela classificativa, protagonizaram um espetáculo muito interessante de seguir que resultou numa igualdade a dois golos.

Em Santa Maria da Feira, a luta pelo pódio misturou-se com a luta pela manutenção. O Feirense arrancou um empate (2-2) na receção ao Sporting de Braga e ficou a um ponto de sair da zona perigosa. Os bracarenses, por seu turno, deixaram o Sporting fugir na luta pelo pódio, depois de terem recuperado terreno na jornada transata.

O sábado de futebol fechou em Setúbal num duelo entre Vitória e Benfica. Os encarnados sofreram muito, mas saíram do Bonfim com a liderança intacta, em vésperas do Clássico frente ao FC Porto. Os sadinos adiantaram-se por Costinho, logo no início, mas Jiménez repôs a igualdade ainda no primeiro tempo. Em período de descontos, o mexicano chamou a si todo o protagonismo, transformando-se no herói das águias ao apontar o 2-1, na conversão de uma grande penalidade.

A jornada 29 prosseguiu em Trás-Os-Montes, no domingo. Desportivo de Chaves e Belenenses somaram um ponto e mantiveram as posições que traziam para esta ronda. No Estádio do Dragão, o FC Porto respondeu com um triunfo à vitória do Benfica: 2-0 frente ao Desportivo das Aves. Manteve a liderança à distância de um ponto. No próximo domingo, lembre-se, há Clássico frente ao Benfica. Os avenses somaram a segunda derrota seguida e ficou mais perto da zona vermelha da classificação.

O domingo desportivo conheceu o seu fim no Estádio José Alvalade com a vitória do Sporting frente ao Paços de Ferreira (2-0). No meio de um clima de tensão entre jogadores e presidente, os leões saíram do jogo com os castores isolado no terceiro lugar e a sonharem com a qualificação para a Liga dos Campeões. Pese embora o desaire, a equipa orientada por João Henriques continua com margem de manobra na fuga à descida.

Já nesta noite de segunda-feira, o Moreirense recebeu e venceu o Boavista por 1-0. A equipa de Petit foi a única da segunda metade da classificação a vencer e ganhou fôlego na luta pela manutenção, tendo agora quatro pontos de vantagem para os lugares de descida. Terceira vitória de Petit nos cónegos - todas em casa, de forma consecutiva - a deixar o Boavista no sétimo lugar, com os mesmos 37 pontos, igualados pelo Desp. Chaves.

Classificação da Liga, cumpridas 29 jornadas