Treinadora do Benfica, Filipa Patão afirmou esta segunda-feira que o clube encarnado é um potencial vencedor da Liga dos Campeões feminina no futuro, isto na véspera do encontro frente ao Barcelona, de estreia no grupo A da edição deste ano.

Pelo segundo ano consecutivo, as águias vão defrontar a equipa catalã, atual campeã europeia.

«Somos muito mais ambiciosas neste ano do que fomos na época passada, mais crentes, corajosas e acreditamos muito mais. Também temos mais responsabilidade, que vem do que vamos conquistando com os resultados que vamos conseguindo no percurso que definimos. Não queremos ficar a ver a história, queremos fazer parte dela», disse Patão, em conferência de imprensa, citada pela Lusa.

«Quando sofremos resultados menos positivos é que percebemos os aspetos onde podemos crescer. Não nos consideramos as melhores neste momento, mas acreditamos que somos potenciais vencedoras da Liga dos Campeões no futuro. Se vamos fazê-lo em dois, três ou cinco anos, elas é que o vão dizer», prosseguiu.

Ainda assim, a técnica de 34 anos realça que a formação da Luz ainda «tem um longo caminho a percorrer»: «Temos a plena consciência de que o Barcelona é o detentor do título e provavelmente a equipa melhor colocada para o ganhar, mas no futebol não há créditos anteriores. Temos a ambição de chegar aos quartos de final e vamos fazer tudo para alcançar esse objetivo, que é um objetivo que o clube tem muito claro para esta época.»

A treinadora Filipa Patão disse hoje que o Benfica quer fazer parte da história e é um potencial vencedor da Liga dos Campeões feminina de futebol no futuro, competição onde volta a encontrar o FC Barcelona, na terça-feira.

Tal como na época passada, as ‘encarnadas’ defrontam as catalãs “fora de portas na primeira jornada da fase de grupos” e essas são as únicas “semelhanças” entre os dois encontros, enquanto a maior diferença é “a ambição” com que o Benfica entra em campo.

«O último resultado que recordamos com o FC Barcelona não foi uma goleada. Marcámos dois golos e falhámos dois penáltis e isto é que está presente nas nossas cabeças. Conseguimos estar mais perto e ‘beliscar’ o campeão. Se o conseguirmos fazê-lo com mais competência, seriedade e mais foco em cada detalhe do jogo, estaremos mais perto do objetivo», rematou.

Por sua vez, Andrea Falcón assumiu a «emoção» de defrontar o Barça, emblema onde fez a formação, e de poder «partilhar a nova família que é o Benfica».

«É um jogo de futebol e vamos fazer o mesmo que fazemos todos os fins de semana quando calçamos as botas, que é entrar em campo para ganhar. Sabemos o adversário que temos pela frente, mas para conseguirmos coisas grandes temos de ganhar a adversários grandes e estes são os jogos que todos gostam de jogar», referiu a jogadora espanhola.

O Benfica joga em casa do Barcelona esta terça-feira, a partir das 20h00, em jogo da primeira jornada do Grupo A da Liga dos Campeões.