Gonçalo Guedes renovou contrato até 2012: o Benfica segurou teoricamente a maior pérola da formação. À partida seria uma boa notícia, e Jorge Jesus não diz que não é, mas lembra também que não tem a importância que tinha no passado, por exemplo.
 
«O Guedes renovou, é um dos jogadores que o Benfica tem como projeto de futuro, é um dos quatro ou cinco miúdos que estão nesse projeto de futuro», começou por dizer.
 
«Mas a formação do Benfica, já o disse, não é só as equipas jovens, o Benfica trabalha na formação e na prospeção, isso é que é fundamental.»
 
Depois, sim, veio a explicação sobre como mudou a formação em Portugal.
 
«O Guedes é um júnior ainda, cresceu mais rápido do que os outros, já jogou na Champions, na Liga e na Taça da Liga. A pouco e pouco vai ter o seu espaço», disse.
 
«Mas hoje o espaço no Benfica, no Sporting ou no FC Porto em relação à formação já não é como antigamente. Antes os miúdos de Benfica, Sporting ou FC Porto tinham o grande objetivo de jogarem na equipa principal, hoje o objetivo deles é saírem para o estrangeiro, para grandes equipas, e fazerem um bom contrato, a ganharem a mais. E bem. E bem.»
 
«O futuro hoje é diferente. Falam em formação, mas nem sabem bem o que isso. A estrutura do Benfica tem estado a cuidar-se bem e se puder segurar as pérolas… Mas isso é sempre subjetivo. Hoje o que segura os jogadores é o cifrão.»

LEIA MAIS DE JORGE JESUS:

O que diz Jorge Jesus de Marçal?
«O Benfica está numa fase muito, muito, muito boa»
«Lopetegui faz o trabalho dele e fá-lo bem»
«Todas as vezes que venho aqui perguntam-me pelo Jonathan»
Jesus: «Talisca vai ser convocado, não é jogador de andebol»

«Não sei o que é mais fácil, se a Académica ou se o FC Porto»