Júlio César chegou ao Benfica em agosto de 2014, contratado para colmatar a vaga deixada por Jan Oblak, vendido no mês anterior ao Atlético Madrid.

Dono das redes da seleção canarinha durante o Mundial desse ano realizado no Brasil, estreou-se pelos encarnados mais de um mês depois: a 21 de setembro, na receção ao Moreirense para a 5.ª jornada da Liga.

Daí até ao fim da viagem, como lhe chamou Júlio César, foram 83 jogos em quase três épocas e meia. Neste período, as águias conquistaram oito títulos: três campeonatos, duas taças da Liga, duas supertaças e uma Taça de Portugal.

Sob o comando de Jorge Jesus, com quem trabalhou na primeira temporada, o «Imperador» começou por impor-se como dono e senhor das redes na equipa encarnada: 30 jogos na primeira temporada, que terminou com a conquista do bicampeonato.

Júlio César oscilou sempre entre períodos de estabilidade e paragens forçadas devido a uma lombalgia crónica. Em 2016 lesionou-se a horas de um dérbi em Alvalade com o Sporting, partida ganha pelo Benfica e que acabou por ser decisiva nas contas do título.

Nas contas do título, que cairia para as águias pelo terceiro ano consecutivo, e na carreira de Ederson, que assumiu a titularidade que segurou até ao final da época e só perdeu por lesão no início da temporada seguinte.

Nesta temporada, e face à saída do compatriota para o Manchester City, Júlio César parecia partir na pole-position para a baliza dos tetracampeões. O regressado Bruno Varela, o veterano Paulo Lopes e o adolescente Mile Svilar parecia não ser concorrência à altura, pelo menos no imediato.

Mas, aos 38 anos, Júlio César voltou a ser martirizado pelos recorrentes problemas nas costas. Desde o início da época, cumpriu apenas quatro jogos. Depois de ter falhado a deslocação do Benfica a casa do CSKA Moscovo na semana passada para a Liga dos Campeões (lombalgia), o guarda-redes saiu do boletim clínico na véspera da receção ao V. Setúbal para o campeonato.

Saiu do boletim mas não voltou à baliza nem ao banco da equipa de Rui Vitória.

Despediu-se dos companheiros nesta terça-feira.