Luisão já definiu que vai terminar a carreira em 2019. 
 
Numa entrevista ao Esporte Interativo o capitão do Benfica admitiu que só jogará mais dois anos e disse que a especulação da idade nunca o afetou: «Já tenho isso definido há dois anos. Tenho mais um ano de contrato com o Benfica. A minha ideia é cumprir esse ano e ainda jogar mais um. Sendo assim, mais dois anos. Não consigo fugir disso.»
 
Na mesma entrevista, o central brasileiro disse ainda os momentos que mais o marcaram nos 15 anos que já leva de águia ao peito. «O primeiro título porque o clube não ganhava há alguns anos e o tetra porque foi o primeiro na história do clube.»
 
Dizendo também que «nem nos melhores sonhos» acreditava conseguir o que tem conseguido no Benfica, Luisão disse que quando chegou «não havia tanta regularidade nas competições europeias e agora sim», o que «demonstra que o Benfica tem vindo a crescer».
 
Quanto ao tema da seleção brasileira, na qual nunca agarrou o lugar, Luisão referiu que isso não o deixa desiludido: «Poderia ter tido mais oportunidades depois de 2006, mas não é nada que me tenha deixado triste. Quando fui, fui feliz.»