Rui Vitória acredita que o empate com o Besiktas depois de o Benfica ter estado a vencer por 3-0 não vai pesar no comportamento dos jogadores da equipa encarnada no jogo deste domingo com o Moreirense.

«Não há como afetar. A forma de estar que temos tido é uma forma característica: foi esta forma de estar que nos levou, em 15 jogos que fizemos na Liga dos Campeões desde o ano passado, a ganhar sete e a perder quatro. Só não marcámos num jogo e estamos a falar numa prova onde estão os melhores. (…) Quem tem esta forma de estar nunca pode estar afetado», afirmou o treinador do Benfica antes de sublinhar a competitividade da competição e de lembrar que a equipa encarnada ainda está em evolução.

«Queríamos vencer, naturalmente. Mas sabemos que as equipas têm estas fases. E muito mais a nossa equipa, que está numa fase de crescimento. Para termos uma coisa muitas vezes, há um prejuízo de outras. Os meus jogadores não têm de estar afetados, antes pelo contrário. Ouvindo estes números, só têm de dizer: ‘estamos a fazer coisas bem feitas e vamos continuar isto’», acrescentou antes de dizer-se «orgulhoso» pelo percurso na Liga dos Campeões.

Mais à frente na conferência de imprensa, o técnico justificou ao que se referiu quando falou de uma equipa em crescimento. «Estamos a jogar com jogadores que estão a jogar a Liga dos Campeões com 19 ou 20 anos. Alguém tem dúvidas de que o Gonçalo Guedes vai ser um jogador muito mais completo aos 25 ou 26 anos? Que o Nélson Semedo, um Ederson ou um Grimaldo, um Lindelof ou o Cervi que chegou agora? Alguém tem dúvidas de daqui a dois ou três anos terão condições para ser melhores jogadores? Eu não tenho», esclareceu, mencionando depois os regressos de alguns jogadores atualmente com problemas físicos.

Sobre o Moreirense, equipa que vai apresentar-se na Luz sem Pepa, despedido durante a semana passada, Rui Vitória disse esperar uma equipa competitiva e com vontade de dar a volta à situação.

«Não há jogos fáceis e este jogo vai ser difícil. Contra uma equipa que numa fase anterior estava a mostrar qualidade. Por isto ou por aquilo não ganhou determinados jogos. Estas fases provocam algumas reações nos jogadores. Quem anda no futebol sente muito isto. Há sempre umas reações que as equipas têm com as mudanças do treinador», avisou.

Sobre essas reações, Rui Vitória lembrou que a filosofia do adversário não vai mudar.

«Eu não disse que as equipas quando trocam de treinador ganham, não disse nem defendo. Digo que podem trazer reações. Isso não altera a filosofia e a forma de estar da outra equipa, só dá mais variáveis para equacionarmos na preparação do jogo. É uma equipa que tinha qualidade, que vai apresentar essa qualidade, o próprio treinador interino já disse que vai disputar o jogo e eu acredito que tenha qualidade para isso. O que eu espero é um Moreirense que vem à Luz para nos complicar a vida, nós temos que saber disso e temos que ter a mesma capacidade afirmativa que temos tido na maioria dos jogos, respeitando muito este adversário e ao mesmo tempo o respeito não quer dizer que não lutemos até à exaustão por ganhar, pelo contrário.»