Rui Vitória registou com agrado os elogios que lhe foram dirigidos pelo homólogo do Sp. Braga, Abel Ferreira, na antevisão ao duelo com o Benfica neste sábado.

«Só à quinta ou sexta pergunta vem uma pergunta sobre algo positivo que um treinador disse sobre o outro. Reafirmo o que o Abel disse. Acho que é um treinador de qualidade, ambicioso e que está a trabalhar numa belíssima equipa», começou por dizer.

«Espero do Braga uma resposta muito boa de uma equipa ambiciosa e que está a querer aproximar-se a olhos vistos dos chamados três grandes», acrescentou antes se referir ao modelo de jogo da equipa arsenalista. «Tem uma forma muito peculiar de jogar. Tem algumas particularidades às quais estamos atentos: uma composição com duas linhas de quatro e dois jogadores mais à frente, mas num determinado momento do jogo tem uma nuances interessantes em que posicionam a fase de construção com três homens, dois jogadores mais interiores com movimentos interessantes que temos de acompanhar e aspetos muito positivos nas bolas paradas ofensivas.»

Recorde-se que em caso de derrota o Benfica pode não só ficar mais longe do topo da classificação como ser apanhado pelo Sp. Braga no terceiro lugar da Liga. Rui Vitória não abordou essa questão, mas anteviu uma partida difícil. «Escusado será dizer que é tradicionalmente um jogo difícil. Ir a Braga não é fácil: é uma equipa de qualidade com jogadores de qualidade, eficaz e que sabe o que está a fazer em campo. Vai criar dificuldades mas vai encontrar um Benfica que tem ambição e muita vontade. Sabemos o que temos de fazer», rematou.

O Sp. Braga-Benfica marca o arranque da segunda volta do campeonato para as duas equipas. O técnico das águias considerou que a marcha da época daqui para a frente vai depender de algumas variáveis: «Não sabemos como é que as segundas voltas podem correr. Há uma série de contextos relacionados com o mercado de janeiro, as competições que existem e a forma como se reage a um contratempo num ou noutro jogo. Há a luta pelo ponto, a luta pelas 'Europas'... Mas quem quer ter os estes objetivos tem de estar preparado para estas vicissitudes e nós estamos. Já passámos por estes registos nos anos anteriores - de ter esta diferença de jogos - e temos sabido lidar com as situações mais exigentes com que nos deparamos», rematou.