Maxi Pereira contou que, quando estava no Benfica, era frequente ver os uruguaios do FC Porto a meterem-se com ele para mudar para o norte. O lateral portista confessa que Cristián Rodriguez, um dos seus grandes amigos, e que fez o mesmo caminho, mais cedo, era o mais efusivo.

«Quando o Cristian veio para o FC Porto e foi campeão brincava sempre comigo. Dizia-me que tinha de vir para cá, que se quisesse ser campeão tinha de vir para o FC Porto», afirmou o uruguaio, em entrevista ao Porto Canal.

Além de Rodríguez havia ainda Fucile e Alvaro Pereira. Aliás, Maxi recorda que teve de aguentar as provocações de Fucile na seleção, que brincava com ele numa altura em que o FC Porto dominava o campeonato português.

«Eles falavam-me muito bem do FC Porto, com um carinho muito grande. Sentia que eles estavam a sentir coisas diferentes das que eu sentia. O Cristian dizia-me sempre que ia acabar por jogar no FC Porto. Na altura não imaginava, claro», confessou.

Maxi recordou ainda que um episódio curioso da sua chegada a Portugal, para o Benfica: «Quando estávamos para chegar, eu e o Cristian, o treinador era o Fernando Santos. Mas depois despediram-no uma semana antes de nós chegarmos e veio o Camacho. Perguntaram-lhe: o que fazemos com estes dois? Foi o Camacho que deu o ok para virmos.»